Tito Rabat e as experiências em várias categorias: a qual voltaria, e aquela que ‘queimou por dentro’ e vê como ‘fatal’

2 horas atrás 28

Esteve Rabat Bergada, ou Tito Rabat como é conhecido no motociclismo, conta atualmente com 35 anos e muita experiência acumulada e em diversas categorias dos mundiais, esteve recentemente em conversa com o Motosan e fez algumas revelações sobre a sua carreira e há algumas surpresas entre as suas revelações.

O piloto que corre atualmente no Mundial de Superbikes esteve no MotoGP durante cinco anos, antes disso outra meia década no Moto2 e também seis nas 125cc antigas, e viu como poucos em atividade a evolução das diversas categorias, ele que também conhece o MotoE, onde esteve um ano, além de outras categorias.

Dada a sua vasta experiência, o espanhol foi questionado em que categoria gostaria de ter ficado, isto se tivesse apenas de escolher uma, com Rabat a responder assim: ‘Acho que todas as categorias têm o seu quê e são bonitas, mas mais bonito é quando tens uma boa moto e podes estar a lutar para ganhar, então ficaria com Moto2. Também gostei muito quando tive uma moto privada, fizemos algo em MotoGP com uma Ducati, antes de me magoar na perna. Agora estamos nas Superbikes, acho que posso demonstrar o meu potencial aqui, estou a lutar para conseguir um lugar e uma moto o melhor possível’.

Feliz com o momento atual, o piloto que corre com as cores da Kawasaki Puccetti Racing explicou que está a gostar da experiência, e a evoluir: ‘Estou a aprender e contente por tirar alguns pontos nas corridas e de ver que me aproximo dos pilotos da frente que já têm um nome e uma moto melhor que tu e, tu estás ali a desfrutar disso, que também se pode se souberes como funciona e passas de todos, porque no final é difícil estar também atrás e custa igual que estar à frente’.

No entanto e em sentido oposto, e sobre a categoria à qual não gostaria de voltar, Rabat teve uma resposta contundente e com uma pequena «dica» pelo meio:

– O MotoE foi a que menos gostei, não pela moto nem porque é elétrica, mas pelos horários que tem: 10 minutos de manhã e 10 à tarde. No final não queimas nada, sais de lá queimado por dentro de não poder queimar energia e estar ali todo o dia sentado sem fazer nada. Preciso de mais ação, a categoria está bem, mas como horário é fatal.

Ler artigo completo