Todos os concelhos do país já têm estações 5G

3 meses atrás 87

No final do primeiro trimestre, apenas cinco concelhos dispunham de estações de base instaladas por dois operadores, já não existindo concelhos onde apenas estivesse um único operador.

Portugal já tem todos os concelhos com estações 5G, com um total de 9.999 estações de base instaladas no final do primeiro trimestre. Isto significa que, quando comparado com o fim do ano passado, verificou-se um crescimento de 12%.

No entanto, apenas 2.176 freguesias estão abrangidas por estações 5G, o que corresponde a 70% das freguesias no país.

“A densidade de estações de base 5G em Portugal, no final do primeiro trimestre de 2024, é de uma estação de base por cada 10 km2. Constata-se, também, que existem, em média, 97 estações de base 5G por 100 mil habitantes”, indica comunicado da Anacom.

Segundo a Anacom, estes indicadores “comprovam o crescimento das redes 5G em Portugal”, mas deixa um aviso: “revelam também que não existe uma distribuição homogénea ao longo do território”, sendo que a faixa litoral ocidental (Viana do Castelo a Setúbal) e faixa litoral meridional (Algarve) concentram o maior número de estações. “As zonas do país onde a densidade de estações é superior correspondem também àquelas onde a densidade populacional é mais elevada ou onde existe uma sazonalidade do número de habitantes”, lê-se.

A Nos foi a operadora que instalou mais estações no primeiro trimestre do ano, num total de 4.705, seguida pela Vodafone com 3.816 e pela MEO com 1.478. Relativamente à variação do número de estações instaladas por operador, a Vodafone cresceu 18% (+583 estações) a NOS 11% (+470 estações), e a MEO 1% (+19 estações).

Dos 308 concelhos no país onde existem estações 5G, 303 dispõem de estações instaladas pelos três operadores. No final do primeiro trimestre, apenas cinco concelhos dispunham de estações de base instaladas por dois operadores, já não existindo concelhos onde apenas estivesse um único operador.

Ainda assim, evidencia a Anacom que as freguesias que não dispõem de estações 5G representam 15% do território nacional, um número que corresponde a 8% da população nacional.

Ler artigo completo