Tondela-Sporting: Daniel Bragança desmontou o 'autocarro' para Leiria

8 meses atrás 69

Está, oficialmente, encerrado o lote de equipas apuradas para a final four da Taça da Liga, que terá lugar em Leiria, em 2024. O Sporting visitou o derrotou o Tondela, por 1-2, resultado que lhe permitiu juntar-se a Sporting de Braga, Benfica e Estoril, na próxima fase.

Os leões dominaram o primeiro tempo 'de fio a pavio', e por pouco não se adiantaram no marcador ao fim de apenas cinco minutos. Primeiro, Lucas Mezenga quase marcou na própria baliza, e, depois, Paulinho acertou em cheio na trave.

Aos 17 minutos, o dito marcador acabaria mesmo por funcionar, por intermédio de Daniel Bragança, que, com muita 'magia' à mistura, 'matou' uma bola picada por Nuno Santos no peito e desferiu um remate acrobático que só parou no fundo das redes.

Com o jogo na mão, os homens de Rúben Amorim recusaram dar-se por satisfeitos, e, ainda antes do apito para o intervalo, dilataram a vantagem, que combinou com Daniel Bragança para desferir um 'míssil' sem hipóteses de defesa para Ricardo Silva.

Já no segundo tempo, o emblema verde e branco reduziu significativamente o ritmo de jogo, e os auriverdes aproveitaram para reduzir distâncias, por intermédio de Hélder Tavares, que aproveitou uma má abordagem de Matheus Reis para marcar e selar o resultado final.

Feitas as contas, com este triunfo, o Sporting fecha o Grupo C da Taça da Liga na liderança destacada, com seis pontos conquistados em seis possíveis. Segue-se o Farense, com três, e, finalmente, o Tondela, sem qualquer ponto na 'bagageira'.

Figura

Aos poucos, Daniel Bragança vai demonstrando que pode tornar-se numa peça a ter em conta no meio-campo do Sporting. Perante um Tondela em bloco (muito) baixo, o jogador de 24 anos assumiu a responsabilidade de dar um toque de criatividade à equipa verde e branca, desbloqueando o jogo, com um golo e uma assistência.

Surpresa

Rúben Amorim lançou Dário Essugo para o lugar de Daniel Bragança, aos 62 minutos, e o jovem médio aproveitou para dizer 'presente'. Não só somou uma série de intervenções importantes, no centro do terreno, como ainda se 'aventurou' no ataque, especialmente, nos lances de bola parada.

Desilusão

Noite complicada para Lucas Mezenga, que realizou apenas o terceiro jogo pelo Tondela desde que foi adquirido ao Botafoto, no verão, a título de empréstimo. Logo aos cinco minutos, ia marcando na própria baliza, e, daí em diante, não mais conseguiu 'encarrilar' para uma boa exibição.

Treinadores

Tozé Marreco: O Tondela entrou em campo sabendo de antemão que teria de vencer por mais de um golo para conseguir o apuramento para a próxima fase da Taça da Liga. No entanto, limitou-se a 'estacionar o autocarro', sem grande intenção de, sequer, pressionar o Sporting, e tornou-se numa 'presa' fácil.

Rúben Amorim: O treinador do Sporting apostou numa equipa de 'tração à frente', com Daniel Bragança a completar, com Pedro Gonçalves e Francisco Trincão, uma linha de três atrás de Paulinho. Estratégia que se revelou acertada, num triunfo que não merece qualquer tipo de contestação.

Árbitro

Jogo tranquilo, não só para o Sporting, mas também para David Silva, que soube impor-se desde início, com os cartões amarelos 'madrugadores' exibidos a Ricardo Alves e Luan Farias, por faltas sobre Francisco Trincão e Gonçalo Inácio, respetivamente. Aos 39 minutos, ficou a dúvida num lance em que o ex-Sporting de Braga pediu grande penalidade, mas aceita-se a decisão de nada assinalar.

Leia Também: O remate acrobático de Daniel Bragança que adiantou o Sporting em Tondela

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo