Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

7 meses atrás 57

O ponto alto da semana serão os resultados da Nvidia, tecnológica que tem crescido de forma assinalável e ultrapassou Alphabet e Amazon para se fixar como a terceira empresa com maior cotação na bolsa norte-americana. Destaque ainda para os indicadores de confiança publicados na zona euro.

Segunda-feira, 19 de fevereiro

Evento em destaque: INE publica dados dos juros no crédito à habitação em janeiro

Com a Euribor a baixar, o mercado vai já antecipando os cortes de juros que prevê estarem na calha para a primeira metade do ano, dando já algum alívio às famílias portuguesas. Ainda assim, o BCE tem procurado contrariar esta possibilidade, pelo que importa compreender como está o mercado imobiliário a responder ao ambiente de juros altos que se faz sentir na zona euro.

Outros eventos em foco:

INE: Índices de Preços na Produção Industrial em janeiro Feriado nos EUA: Dia do Presidente

Terça-feira, 20 de fevereiro

Evento em destaque: BdP e BCE divulgam estatísticas da balança de pagamentos

A componente externa é o principal fator, segundo Bruxelas, a pesar negativamente no crescimento português no próximo ano, quando a economia nacional deve dar o segundo maior trambolhão em termos de avanço no PIB na zona euro quando comparado com o ano anterior. O BdP divulga os dados relativos à balança de pagamentos nacional, enquanto o BCE fará o mesmo para a zona euro, ambos relativos ao último mês de 2023.

Outros eventos em foco:

Canadá: Taxa de inflação em janeiro Resultados: Navigator (Portugal), Walmart, Home Depot, Palo Alto (EUA)

Quarta-feira, 21 de fevereiro

Evento em destaque: Nvidia divulga resultados de 2023

A megacap tecnológica ultrapassou recentemente Alphabet e Amazon para se tornar a terceira empresa com uma cotação mais elevada na bolsa norte-americana à boleia da esperança dos investidores em tecnologias disruptoras e inovadoras como a inteligência artificial. No entanto, dada a expectativa, qualquer resultado que não pulverize as receitas do ano anterior será visto como uma desilusão, podendo gerar um sell-off neste título.

Outros eventos em foco:

Comissão: Indicador de confiança em fevereiro EUA: Minutas da Fed Resultados: Nvidia (EUA), HSBC (Reino Unido)

Quinta-feira, 22 de fevereiro

Evento em destaque: PMI preliminares para a zona euro e EUA

Os dados na zona euro são mistos e pintam um cenário incerto, com mercado e bancos centrais a procurarem incessantemente sinais claros do que pode estar por vir. Nos EUA, a economia real tem mostrado uma força bastante superior, mas a expectativa generalizada de cortes este ano reveste estes indicadores de mercado de uma importância acrescida numa altura em que o mercado laboral parece começar a abrandar ligeiramente.

Outros eventos em foco:

Eurostat: Taxa de inflação em fevereiro Itália: Taxa de inflação em fevereiro BCE: Minutas da reunião de janeiro Resultados: Corticeira Amorim (Portugal), Nestle (EUA)

Sexta-feira, 23 de fevereiro

Evento em destaque: Guerra na Ucrânia faz dois anos

Apesar de o segundo aniversário da invasão ilegal da Rússia ser só no sábado, a data espelha a situação complexa e de difícil desenvolvimento no leste europeu. Kiev continua a debater-se com a necessidade de mais apoio externo, tendo visto a contraofensiva falhar em toda a linha e registando perdas territoriais recentes, enquanto Moscovo joga com o tempo e com a impaciência europeia e norte-americana. Os mercados recuperaram do rombo inicial, mas a reconstrução ucraniana já custa quase três vez mais do que o seu PIB, que colapsou com a guerra.

Outros eventos em foco:

Alemanha: PIB no 4º trimestre Alemanha: Índice Ifo Brasil: Receitas fiscais federais
Ler artigo completo