Tories e Sunak enfrentam teste decisivo com eleições locais

5 meses atrás 83

O atual primeiro-ministro pode ver o seu partido optar por outro candidato na eleição geral face à sua baixa aprovação e caso se confirme a temida derrota nas locais.

Em ano de eleições gerais no Reino Unido, o Partido Conservador e o atual primeiro-ministro enfrentam um duro desafio com as eleições desta semana para o poder local, que poderá ditar o futuro de Rishi Sunak. Interna e externamente, o partido está sob fogo e uma derrota esmagadora, um cenário que não está fora da equação e que pode ditar a antecipação das eleições gerais.

Estão em jogo mais de 2600 lugares de vereador em 107 dos 317 municípios ingleses e galeses, além de lugares em círculos relevantes como a Câmara de Londres (onde o trabalhista Sadiq Khan deve assegurar facilmente um inédito terceiro mandato) e o cenário não é animador para os conservadores: dos cerca de mil lugares que procuram defender, mais de metade está em linha para cair para outros partidos.

Apesar de a provável derrota conservadora não ser motivada por uma rejeição explícita do atual primeiro-ministro, as lições políticas serão tiradas, apontam os analistas. Sunak tem uma popularidade baixa e em queda, acumulando uma série de situações desconfortáveis para o seio do partido que podem ditar o seu afastamento.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Ler artigo completo