A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) decretou esta quarta-feira um minuto de silêncio em todos os jogos das suas competições, em memória das vítimas do temporal que assolou Valência, e que já obrigou ao adiamento de alguns encontros.
"O futebol espanhol quer expressar a sua consternação pela tragédia que se está a viver em toda a zona da costa mediterrânica do país e enviar condolências às famílias dos mortos", refere o organismo em comunicado.
A RFEF indica ainda que está a trabalhar com as suas associadas regionais tendo em vista a recolha e envio de bens de primeira necessidade e roupas para serem distribuídos nas zonas afetadas.
Entretanto, o organismo anunciou o adiamento de, pelo menos, dois jogos devido aos danos causados pelas chuvas torrenciais e inundações que atingiram a região de Valência, na última noite e madrugada, e que causara, pelo menos, 51 mortos.
Os dois jogos adiados são a visita do Valência, equipa na qual alinha o português André Almeida, ao Parla Escuela, e o Pontevedra-Levante, ambos a contar para a Taça do Rei.
Na última noite, a precipitação na região de Valência, que causou, pelo menos 51 mortos, foi a mais elevada em 24 horas desde 11 de setembro de 1966, de acordo com dados oficiais.
Várias regiões de Espanha estão desde terça-feira sob a influência de uma "depressão isolada em níveis altos", um fenómeno meteorológico conhecido como DANA em castelhano, que causou chuvas torrenciais e ocorrências em diversos pontos do país, sobretudo na costa do Mediterrâneo.
As imagens que estão a ser divulgadas pelas televisões e nas redes sociais mostram aldeias, estradas, ruas e campos inundados, carros arrastados pelas águas e presos em autoestradas e pessoas em telhados ou árvores à espera de resgate.