Transformação da indústria automóvel alemã poderá custar 186.000 empregos, diz estudo

3 horas atrás 20

Um novo estudo concluiu que a transformação da indústria automóvel da Alemanha poderá custar 186.000 postos de trabalho até 2035.

Automóveis

A indústria automóvel alemã tem reforçado a sua força, ao longo dos anos. Contudo, atualmente, o país não parece estar no seu melhor momento, nesta matéria, com a potencial reestruturação da Volkswagen a reunir atenção.

Segundo o estudo realizado pelo instituto de investigação Prognos e encomendado pela German Association of the Automotive Industry (VDA), a transformação da indústria automóvel alemã poderá levar à perda de 186 mil postos de trabalho até 2035, dos quais cerca de um quarto já se verificou.

Os 46.000 postos de trabalho já perdidos entre 2019 e 2023 devem-se, sobretudo, à transição para os veículos elétricos.

Fábrica Volkswagen

Na Alemanha, conforme apontado pelo estudo, a perda de competitividade ter-se-á devido ao elevado preço da eletricidade, às taxas de imposto e à crescente burocracia.

O facto é que precisamos de uma localização competitiva com as condições políticas adequadas para que o máximo possível de valor acrescentado e de emprego permaneça na Alemanha, e para serem criados postos de trabalho.

Escreveu a VDA no estudo.

Leia também:

Ler artigo completo