Transportes coletivos: procura subiu 10% nos dois primeiros meses do ano

6 meses atrás 62

Metropolitano de Lisboa, Metro do Porto e Transtejo/Softlusa entraram no ano com aumento no volume de passageiros, em termos homólogos e face ao período anterior à pandemia.

A procura por transportes coletivos urbanos continua a recuperar, sendo que o Metropolitano de Lisboa, o Metro do Porto e a Transtejo/Softlusa registaram um aumento de 10% ao nível do número total de passageiros, em termos homólogos, nos meses de janeiro e fevereiro.

No mês de janeiro, o número de passageiros deu um salto de 11% face ao mesmo mês de 2019.

Em comunicado, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática faz saber que, analisando ao mês de janeiro, o Metro do Porto viu os números subirem 15%, face ao mesmo mês do ano passado. Face aos dados anteriores à pandemia a subida é mais acentuada, na ordem de 31% em comparação com janeiro de 2023.

No acumulado dos dois primeiros meses do ano, o número de passageiros transportados no Metro de Lisboa subiu 7% face a igual período do ano passado. Por comparação a janeiro e fevereiro de 2019, observou-se um aumento de 3%.

Ao nível da Transtejo, o volume de passageiros aumentou 15% em termos homólogos e 8% em comparação com os dados recolhidos em 2019.

O mesmo comunicado assinala ainda que, entre 2019 e 2023, o Estado investiu mais de 1.180 milhões de euros nos transportes públicos

Ler artigo completo