Três filhos e três netos do líder do Hamas mortos em ataque em Gaza

5 meses atrás 85

Três filhos e três netos do líder do grupo islamita Hamas, Ismail Haniyeh, terão sido mortos num ataque aéreo israelita na Faixa de Gaza. A informação foi avançada pela agência de notícias palestiniana Shehab, citada pela Al Jazeera.

O ataque terá ocorrido na zona de Shati, a leste da cidade de Gaza. Até ao momento, as Forças de Defesa de Israel (IDF) não emitiram qualquer informação.

Ismail Haniyeh, sublinhe-se, é líder do movimento islamita Hamas na Palestina e atualmente reside no Qatar.

O conflito em curso entre Israel e o Hamas foi desencadeado por um ataque realizado em outubro do ano passado pelo movimento islamita palestiniano.

Nesse dia, 1.140 pessoas foram mortas, na sua maioria, civis, e sequestradas cerca de 240 pessoas, das quais uma grande parte continua na Faixa de Gaza.

Em retaliação, Israel, que prometeu destruir o movimento islamita palestiniano, tem bombardeado a Faixa de Gaza, onde, segundo o governo local liderado pelo Hamas, já foram mortas mais de 30.000 pessoas, também maioritariamente civis.

A ofensiva israelita também tem destruído a maioria das infraestruturas de Gaza e perto de dois milhões de pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas, a quase totalidade dos 2,3 milhões de habitantes do enclave, controlado pelo Hamas desde 2007.

A população da Faixa de Gaza também se confronta com uma crise humanitária sem precedentes, devido ao colapso dos hospitais, o surto de epidemias e escassez de água potável, de alimentos, medicamentos e eletricidade.

Leia Também: Muçulmanos de todo o mundo festejam fim do Ramadão com Gaza no pensamento

Ler artigo completo