«Três meses antes de ser campeão europeu estava a descarregar camiões de madrugada»

2 horas atrás 22

O '4 Cantos do Mundo' é um podcast do jornalista Diogo Matos ao qual o zerozero se uniu. O conceito é relativamente simples: entrevistas a jogadores/ex-jogadores portugueses que tenham passado por pelo menos quatro países no estrangeiro. Mais do que o lado desportivo, queremos conhecer a vertente social/cultural destas experiências. Assim, para além de poder contar com uma entrevista nova nos canais do podcast nos dias 10 e 26 de cada mês, pode também ler excertos das conversas no nosso portal.

Campeão europeu sub-19 por Portugal em 2018, Nuno Pina chegou à competição como um desconhecido para a maioria dos adeptos, isto na medida em que, para além de representar os juniores do Sion, não era utilizado na formação suíça. De resto, este cenário fez com que o médio defensivo fosse obrigado a seguir um caminho diferente do habitual para um jogador de futebol. 

«Quando eu publiquei a fotografia depois de marcar o primeiro golo na Seleção, esquece... Toda a gente ficou 'Uau', os meus colegas no clube só diziam "O miúdo vai à Seleção, marca e vocês [treinadores e dirigentes] não o metem a jogar?". Mesmo depois disso não me colocaram a jogar», começou por dizer, indo ainda mais longe: 

«Aí eu já tinha deixado o trabalho de DJ para me dedicar ao futebol, mas como não me deram contrato, estava sem dinheiro. Nessa altura soube que ia ser pai e tive de arranjar um trabalho. Acordava às 4h, trabalhava até às 9h e ia treinar às 10h. Era a única forma de me sustentar, até porque não podia faltar aos treinos senão era multado. Três ou quatro meses antes de ser campeão europeu sub-19, estava a descarregar camiões de madrugada.»

Como é facilmente compreensível, a rotina de Nuno Pina era tudo menos fácil nessa altura. «Eram sete camiões para descarregar e cada um tinha para aí mil paletes. Às vezes rio-me dessa situação, as pessoas não têm noção do que temos de passar. Para além disso, às terças e quartas tínhamos treinos bidiários. Estás a imaginar o que é pegares ao trabalho às 4h, ires treinar às 10h, vires a casa almoçar e depois ires treinar outra vez?», rematou.

Siga o 4 Cantos do Mundo:

Youtube Spotify Instagram Tik Tok Twitter
Ler artigo completo