TSMC em maus lençóis? EUA investigam alegada ajuda à Huawei

3 horas atrás 20

Por suspeitarem que a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) contornou os controlos de exportação que impedem as empresas chinesas de aceder a tecnologia americana, os Estados Unidos da América (EUA) abriram uma investigação.

TSMC

Nos últimos anos, os EUA têm adotado políticas protecionistas relativamente à China, impedindo ou dificultando que as empresas do país asiático acedam à sua tecnologia. Enquanto lesada destas medidas, porque os EUA acreditam que é controlada pelo Estado chinês, a Huawei tem reforçado a sua independência.

Agora, o Departamento de Comércio dos EUA está a investigar a TSMC por alegadamente ajudar a Huawei a crescer tecnologicamente. Segundo o The Information, a TSMC terá ajudado a empresa chinesa a fabricar os seus processadores de smartphone, bem como a desenvolver os seus próprios chips de Inteligência Artificial (IA).

Huawei

Fontes argumentam que os últimos avanços da Huawei, que resultaram nos seus poderosos dispositivos mais recentes, receberam apoio de empresas como a TSMC. Alegadamente, estas ajudas foram possíveis, porque a empresa de Taiwan violou os controlos de exportação impostos pelos EUA.

Num comunicado, a TSMC respondeu à investigação, dizendo que é uma "empresa cumpridora da lei" e que seguiu todas as leis e regulamentos impostos pelo país.

Leia também:

Ler artigo completo