Vítor Costa defende que fechar o Aeroporto Humberto Delgado é uma decisão estratégica que não pode ser tomada desde já.

O diretor do Turismo de Lisboa defende que as obras no aeroporto Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa são necessárias e que já se perdeu demasiado tempo a falar sobre o novo aeroporto de Lisboa.

"É necessário que se façam obras de melhoria para aguentarmos a situação que temos com o mínimo de qualidade", defende Vítor Costa no Fórum TSF. "Temos que ter um aeroporto digno de uma capital, um serviço digno de uma capital europeia e não da situação que atualmente se verifica às vezes agora".

Alcochete e Vendas Novas são as duas opções identificadas pela Comissão Técnica Independente (CTI) esta quarta-feira como viáveis para um novo aeroporto, juntamente com Humberto Delgado, até ser possível passar para infraestrutura única.

A presidente da CTI considerou que não é urgente tomar a decisão sobre a Portela neste momento, "embora se deva perspetivar o seu encerramento", até porque o contrato de concessão com a ANA/Vinci configura a infraestrutura na Portela como aeroporto único e, "nesse caso, deverá fechar".

"Será a primeira vez que vemos uma cidade ou um país deitar um aeroporto fora", condena Vítor Costa, destacando que esta é uma questão "estratégica" que não pode ser resolvida a curto prazo.

"Vai afetar muito toda a nossa vida e da próxima geração, pelo menos."

Patrocinado

Apoio de