Turquia detém (mais) 70 suspeitos com ligações ao Estado Islâmico

8 meses atrás 86

A polícia turca deteve 70 suspeitos com ligações ao grupo Estado Islâmico (EI) em operações realizadas esta semana em todo o país, revelou esta quinta-feira o ministro do Interior turco.

Na operação foram apreendidas "grandes quantidades de dinheiro, material digital e recibos de transações bancárias hawala", anunciou o ministro do Interior, Ali Yerlikaya, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

Segundo a Associated Press (AP), hawala é um sistema informal de transferência de dinheiro, tradicionalmente utilizado em algumas partes do mundo muçulmano.

Num vídeo publicado por Yerlikaya pode ver-se várias viaturas a sair das esquadras da polícia e agentes armados com equipamento militar a invadir residências, seguindo-se ações de buscas e detenções.

1️⃣6️⃣ İlde DEAŞ Terör Örgütüne yönelik eş zamanlı olarak düzenlenen “KAHRAMANLAR-40” Operasyonlarında 7️⃣0️⃣ şüpheli şahıs yakalandı

Ülkemizin huzuru, birlik ve beraberliği için teröristlerin hiçbirine göz açtırmayacağız. Milletimizin duası, güvenlik güçlerimizin üstün… pic.twitter.com/91yMgFgWTs

— Ali Yerlikaya (@AliYerlikaya) January 11, 2024

De recordar que, no final de dezembro, as forças de segurança turcas detiveram 32 supostos militantes do EI que, segundo a agência estatal Anadolu, estariam a planear ataques a sinagogas, igrejas e à embaixada do Iraque.

Uma semana antes, a polícia deteve 304 alegados militantes do EI em operações realizadas em simultâneo em toda a Turquia.

O grupo jiadista realizou, nos últimos anos, uma série de ataques mortais na Turquia, incluindo um tiroteio numa discoteca de Istambul durante as celebrações do Ano Novo, em 2017, que matou 39 pessoas.

Leia Também: Estado Islâmico reivindica segundo ataque em três dias no Afeganistão

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo