Ucrânia desespera por ajuda ocidental enquanto defende último forte antes do Dniepre

5 meses atrás 55

O foco está colocado em Chasiv Yar, uma pequena cidade altamente fortificada sob pressão de Moscovo. Ajuda dos aliados só deverá prolongar a guerra sem alterações estratégicas significativas.

As tropas ucranianas enfrentam uma corrida contra o tempo na defesa de Chasiv Yar, uma cidade a oeste de Bakhmut que tem sido dizimada por bombardeamentos russos há vários meses. A espera pela ajuda militar vinda dos EUA contrapõe-se à necessidade de travar o avanço de Moscovo numa localidade chave para a frente oriental, onde a Rússia tem vindo a ganhar terreno nas últimas semanas, mas crescem as dúvidas sobre o impacto real que terá este equipamento.

Imagens de satélite divulgadas esta quinta-feira mostram a extensão dos danos: de uma cidade de cerca de 12 mil pessoas, Chasiv Yar terá agora uma população inferior a mil habitantes, quase todos a viver abaixo do nível do solo, sendo difícil encontrar um único edifício intacto. Meses de bombardeamentos deixaram a cidade em ruínas, com a defesa ucraniana numa luta contra o tempo enquanto aguardam a chegada do desejado apoio norte-americano.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Ler artigo completo