Ucrânia precisa de 25 sistemas Patriot e mais caças F-16, diz Zelensky

2 meses atrás 78

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deu conta, esta segunda-feira, que o país precisa de 25 sistemas de defesa aérea Patriot para defender totalmente o seu espaço aéreo e o proteger na totalidade dos ataques de mísseis russos, acrescentando que deseja que os parceiros ocidentais enviem mais caças F-16 do que os já prometidos.

Na sua primeira conferência de imprensa desde que regressou de uma viagem aos Estados Unidos, Zelensky, citado pela Associated Press, não disse quantos sistemas Patriot a Ucrânia possui atualmente, embora sejam muito menos do que os 25, uma vez que a Rússia tem atacado a rede elétrica nacional.

Recorde-se que os Estados Unidos e outros aliados da NATO prometeram, na semana passada, durante a cimeira, fornecer à Ucrânia dezenas de sistemas de defesa aérea nos próximos meses, incluindo pelo menos quatro dos sofisticados e dispendiosos sistemas Patriot.

Os aviões de guerra F-16 prometidos pelos países ocidentais deverão chegar à Ucrânia em duas fases. O primeiro lote este verão e o segundo até ao final do ano, revelou Zelensky.

No entanto, o líder ucraniano reconheceu que as entregas não serão, por si só, um fator de mudança na guerra, dado que a força aérea russa é muito maior. A Ucrânia precisará de mais caças de guerra, acrescentou.

Zelensky revelou ainda que está prevista uma remodelação do governo ucraniano. "Estamos a discutir várias mudanças com alguns ministros", destacou.

A Ucrânia, liderada por Zelensky, afirma regularmente que quer recuperar todos os territórios ocupados pelo vizinho russo, incluindo a península da Crimeia, anexada por Moscovo em 2014.

Antes de qualquer negociação de paz, Kyiv exige a retirada das forças russas atualmente presentes em solo ucraniano, ou seja, cerca de 700 mil soldados.

Leia Também: Zelensky favorável à participação russa numa próxima conferência de paz

Ler artigo completo