UEFA divulga valores a pagar nas provas europeias das próximas épocas

7 meses atrás 52

O Comité Executivo da UEFA deu, esta quarta-feira, luz verde, em Paris, à nova distribuição de receitas pelos emblemas que vão competir nas provas europeias a partir da próxima época. 

Com novos formatos e mais jogos na Liga dos Campeões e Liga Europa, os clubes das três competições vão ver repartido um bolo total de 3,317 mil milhões de euros. 75 por cento desse valor destina-se à Champions - cerca de 2,467 milhões -, 17 por cento - 565 milhões - para o segundo torneio mais importante e 8,6 por cento - 285 milhões - a serem canalizados para a Liga Conferência, com a proporção de valores a fixar-se de forma semelhante ao triénio 2021-24.

Tal distribuição manter-se-á com os mesmos critérios até aqui definidos: valores fixos, quantias destinadas às prestações desportivas e outras em função da marca de cada clube (entra em equação o market pool e o coeficiente histórico).

Apesar da manutenção dos referidos filtros, a verba fixa sobe 2,5 por cento do seu valor e a do rendimento desportivo aumenta em 7,5 pontos percentuais. Em sentido inverso, a cifra relacionada com a marca desce de 45 para 35 por cento.

Contas feitas, a verba fixa a pagar na Liga dos Campeões dispara para os 18,6 milhões, com o valor do coeficiente histórico a manter-se dependente de cada emblema em questão.

De referir ainda que, dez por cento dos 4,4 mil milhões de euros de lucro calculados pela UEFA, serão redistribuídos pelas formações eliminadas nas pré-eliminatórias e outros não participantes. 25 milhões serão ainda entregues aos participantes na Youth League e na Liga dos Campeões feminina. 

Ler artigo completo