União Europeia prepara-se para multar Apple em cerca de 500 milhões de euros

7 meses atrás 58

Em causa está a primeira coima de sempre na área de ‘streaming’ de música e por detrás está uma reclamação da Spotify à Comissão Europeia, avança este domingo o jornal “Financial Times”.

A União Europeia (UE) estará prestes a multar a Apple no valor de aproximadamente 500 milhões de euros por alegadas violações da lei de concorrência europeia, escreve este domingo o jornal “Financial Times”.

Em causa está a primeira multa de sempre na área de streaming de música e por detrás está uma reclamação da empresa mais conhecida do mundo neste sector, a sueca Spotify.

A investigação de Bruxelas teve início pouco antes da pandemia, em 2019, depois de uma queixa da Spotify de que a Apple impediu que as aplicações do sistema iOS informassem os utilizadores do iPhone sobre serviços de streaming musical mais baratos que estão fora da App Store, a loja de apps da marca norte-americana.

A sanção deverá ser anunciada no início do próximo mês de março, de acordo com o diário britânico que cita fontes conhecedoras dos trâmites da investigação, que pediram para não serem identificadas.

No ano passado, a Comissão Europeia acusou a Apple de distorcer a concorrência no mercado de streaming de música com suspeitas de erros na App Store que impediam os programadores de informar os utilizadores sobre outras opções de compra além da Apple Pay.

Ler artigo completo