Urso 'refugiado' da Ucrânia encontra novo lar na Escócia. Veja as fotos

8 meses atrás 74

É um improvável refugiado da guerra na Ucrânia, mas a verdade é que um urso preto, que vivia num jardim zoológico ucraniano, chegou em segurança à sua nova casa, esta sexta-feira, na Escócia.

Na chegada ao novo lar, Yampil sentiu-se logo em casa. Esteve a explorar o novo ambiente logo no primeiro dia no Jardim Zoológico Five Sisters, perto de Edimburgo, onde tinha à sua disposição pepinos e melancia para se alimentar, conforme se pode ver na galeria de imagens acima.

O urso, de 12 anos, recebeu o nome da aldeia da região de Donetsk onde foi encontrado no parque que foi bombardeado em 2022. Foi um dos poucos animais que sobreviveram ao ataque, conta a Associated Press (AP).

Os outros animais foram mortos durante os combates, acabaram por morrer de fome ou foram comidos por soldados russos, de acordo com o relato de Frederik Thoelen, biólogo do Nature Help Center, na Bélgica, onde o urso viveu nos últimos sete meses.

O proprietário do zoo escocês, Brian Curran, contou que ficou de coração partido quando teve conhecimento da situação de Yampil.

"Estava em péssimas condições [depois de sofrer um traumatismo craniano]. Mais cinco dias e não teriam conseguido salvá-lo. Ficámos muito espantados por ainda estar vivo e bem", disse Curran.

O urso foi retirado para um jardim zoológico na Polónia, onde recebeu tratamento veterinário. Após a sua reabilitação, foi enviado para a Bélgica em junho, como aconteceu com vários animais resgatados da guerra da Ucrânia.

O animal, que teve de ser sedado, saiu da Bélgica para Calais, em França, num contentor, para depois ser transportado num ferry para a Escócia.

A bear that was rescued from an abandoned zoo in Ukraine has arrived at his new home in West Lothian. https://t.co/FWrE9RRC8j pic.twitter.com/Why05B6mB6

— STV News (@STVNews) January 12, 2024

O urso negro asiático - que é considerado um animal em vias de extinção na natureza - pode ser encontrado no centro e sul da Ásia, Rússia e Japão. Esta espécie pode viver até 30 anos em jardins zoológicos.

Leia Também: Nasceu cria de tigre da Sumatra em zoo de Roma. As (encantadoras) imagens

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo