Vale de Judeus? "Ministra da Justiça esteve bem, teve sentido de Estado"

2 dias atrás 29

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, comentou a polémica da fuga de cinco reclusos da prisão de Vale de Judeus, há mais de uma semana, realçando a atuação da ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, que "esteve bem".

"Ela procurou primeiro perceber, com um relatório preliminar, o que de facto tinha sucedido, não fazendo declarações precipitadas", começou por dizer Moreira no seu espaço de comentário na CNN Portugal.

Rui Moreira considera que esta "fuga é grave", "tem contornos absolutamente inaceitáveis" e "compromete pessoas que tomaram ou não decisões que ela demitiu".

"Houve cumplicidades fora da cadeia, seguramente, mas não sabemos se houve cumplicidades dentro", assumiu, considerando que o número de guardas prisionais por recluso "tem de ser avaliado".

"A senhora ministra da Justiça teve sentido de Estado, coisa que muitas vezes falta em Portugal", terminou Moreira.

Recorde-se que cinco reclusos fugiram no sábado do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa.

Os evadidos são dois cidadãos portugueses, Fernando Ribeiro Ferreira e Fábio Fernandes Santos Loureiro, um cidadão da Geórgia, Shergili Farjiani, um da Argentina, Rodolf José Lohrmann, e um do Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer, com idades entre os 33 e os 61 anos.

Foram condenados a penas entre os sete e os 25 anos de prisão, por vários crimes, entre os quais tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento de capitais.

Leia Também: Diretora-geral interina visita Vale de Judeus para "apoiar e incentivar"

Ler artigo completo