Velhos conhecidos carimbaram o visto

6 meses atrás 74

Foi preciso sofrer e muito. No entanto, o Borussia Dortmund está nos quartos-de-final da UEFA Champions League, uma vez que venceu o PSV por 2-0. A primeira mão tinha terminado com um empate a um golo, mas a exibição em solo alemão, com Jadon Sancho e Marco Reus em destaque, garantiu um dos últimos passaportes para a próxima fase da prova.

Resta apenas conhecer o desfecho de um jogo (Atlético de Madrid - Internazionale). De resto, Manchester City, Real Madrid, Paris SG, Bayern München, Barcelona e Arsenal já sabem que vão figurar no sorteio dos quartos, mas a tarefa dos comandados de Edin Terzic esteve longe de ser fácil....

Entrada de rompante

Seria difícil imaginar um início melhor no Signal Iduna Park, recinto desportivo que se encheu de milhares de espetadores para receber mais uma noite europeia recheada de emoção. Nem todos os adeptos se tinham sentado quando Jadon Sancho, com um remate rasteiro, inaugurou o marcador. O inglês, que atravessa uma grande fase da temporada, voltou a ser a herói com a camisola do Borussia.

Esta tendência, aliás, foi verificada na maior parte do primeiro tempo. A turma da casa, sempre tranquila e serena, esteve por cima e raramente deixou o seu adversário criar oportunidades e testar os reflexos de Gregor Kobel, um mero espetador. Era necessário, portanto, mudar a estratégia para tentar reentrar na discussão pela eliminatória.

Lozano deu uma nova vida ao PSV @Getty /

A mudança surgiu nos últimos minutos da primeira parte. O PSV subiu as linhas e apostou com insistência no controlo da posse de bola. A pressão alta obrigou os defesas contrários a apostar em jogo mais direto, algo que resultou em algumas perdas de bola e oportunidades para o conjunto neerlandês.

Johan Bakayoko e Luuk de Jong, dois dos elementos do trio da frente, tentaram a sua sorte, mas de nada serviu para empatar o encontro. Ainda assim, a última imagem deixada pelos forasteiros antes da ida para os balneários deixou água na boca, pois acabou por ser uma constante, sobretudo no reatar da partida.

Passagem pela porta grande

Hirving Lozano fez parte da nova imagem do PSV. O mexicano, que foi lançado no intervalo para o lugar que pertenceu a Guus Til, foi um autêntico pesadelo para os defesas. Com uma velocidade muito difícil de contrariar, o camisola 27 travou um duelo constante com Gregor Kobel, guarda-redes que levou sempre a melhor, mas que não se livrou de alguns sustos.

O maior susto até acabou por ser na baliza contrária: Niclas Füllkrug, após um cruzamento de Marco Reus, desviou a bola com sucesso e colocou o nome na lista de marcadores. No entanto, Daniele Orsato, depois de ouvir o vídeoárbitro, anulou o lance ao avançado que conta apenas com um golo na prova europeia.

Só foram precisos alguns minutos para marcar @Getty /

Faltavam apenas alguns minutos para o apito final e os neerlandeses continuavam a carregar. Lozano, Bakayoko e Luuk de Jong... Todos eles tentaram, sobretudo o último, que teve a melhor oportunidade de todo o jogo. Após uma triangulação com um companheiro de equipa, rematou... muito por cima do alvo pretendido. E quem não marca, sofre.

No último minuto de compensação, Marco Reus aproveitou uma desatenção defensiva e colocou um ponto final na vitória caseira. Após dois encontros sem sair do banco de suplentes, o histórico avançado entrou para garantir a tranquilidade com tons europeus. Poético.

Ler artigo completo