Veneza vai limitar dimensão de grupos de turistas já a partir de junho

9 meses atrás 67

A cidade italiana de Veneza anunciou este sábado novos limites à dimensão dos grupos de turistas. Esta é a mais recente medida para reduzir a pressão do turismo em massa na famosa cidade dos canais e entra em vigor já em junho do próximo ano.

O município italiano dá conta, em comunicado, que os grupos serão limitados a 25 pessoas, ou seja, cerca de metade da capacidade de um autocarro turístico, reporta a Associated Press (AP).

Além disso, a utilização de altifalantes será proibida, uma vez que "pode gerar confusão e perturbações", refere ainda a nota.

Estas políticas têm como objetivo melhorar a circulação de grupos através do centro histórico de Veneza, assim como nas ilhas de Murano, Burano e Torcello, indica a funcionária municipal encarregada da segurança, Elisabetta Pesce, citada pela AP.

Anteriormente, a cidade já havia anunciado que, no segundo trimestre do ano de 2024, iria começar a cobrar uma taxa de acesso aos turistas que visitem a cidade. A medida aplica-se aos visitantes que não tenham uma reserva para pernoitar na cidade. 

Ao todo, a taxa, de 5 euros, será cobrada durante 29 dias, aos visitantes que sejam maiores de 14 anos, entre as 8h30 e as 16h00. Primeiro, será cobrada todos os dias entre 29 de abril e 5 de maio, passando então a ser cobrada aos fins de semana, entre essa data e o dia 14 de julho. Só não será cobrada a 1 e 2 de junho, fim de semana em que Itália celebra a Festa da República.

Desta forma, será possível regular as multidões, encorajar visitas mais longas e melhorar a qualidade de vida dos próprios residentes de Veneza.

O impacto do turismo na cidade é um dos principais fatores que levaram a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a colocar Veneza na lista de património em perigo.

Leia Também: Veneza cobrará taxa a quem visite o centro da cidade já em 2024

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo