VOLEIBOL | É dia de Taça em Viana: um troféu está em jogo!

6 meses atrás 113

Viana do Castelo recebe, este fim de semana, os jogos decisivos das duas Taças de Portugal e agora é hora de olhar para a competição masculina: Sporting, Benfica, Fonte do Bastardo ou Leixões, uma destas equipas vai conquistar o troféu

Tal como nos anos anteriores, a competição vai decorrer em formato de final-four e, assim, uma coisa é certa: no domingo, só duas destas equipas vão estar na final. Vamos aos jogos: 

Sporting - Benfica

O primeiro embate do dia será, nada mais, nada menos, do que um dérbi. Uma semana depois dos leões terem quebrado um enguiço de três anos sem vencer o rival, nada melhor do que um novo teste para voltar a testar a estratégia. 

É verdade que o último encontro, que já não tinha qualquer influência na classificação do campeonato, contou com alguns testes de Marcel Matz, que levou a jogo alguns dos menos utilizados, mas uma vitória/derrota num dérbi deixa sempre sinais, positivos para quem ganha e negativos para quem perde. 

Assim, as duas equipas voltam a repetir a meia-final da época passada e, do lado do Sporting, a esperança é que o resultado seja diferente do ano anterior, dado que as águias venceram por 0-3 e conquistaram o troféu na final, frente à Fonte do Bastardo. 

Voz dos protagonistas:

João Coelho, treinador do Sporting CP: «Da parte do Sporting, vimos a Viana para fazer dois jogos e para vencer a prova» Tiago Pereira, capitão do Sporting CP: «Em relação ao jogo com o Benfica, será um jogo para uma competição diferente e onde não será possível cometer muitos erros, pois não haverá um segundo jogo». Marcel Matz, treinador SL Benfica: «O Benfica chega a mais uma final-four com vontade de vencer, como é óbvio, dado que é uma equipa montada para lutar pela conquista dos títulos em Portugal. Mas tenho a certeza que vai ser um jogo muito disputado, uma vez que o Sporting está muito bem esta temporada.» Hugo Gaspar, capitão do SL Benfica: «Esperamos grades jogos para estas duas meias-finais e certamente queremos estar presentes na final de domingo».

Fonte do Bastardo - Leixões 

Na segunda meia-final, agendada para as 18 horas, há duelo entre Fonte do Bastardo e Leixões. A equipa açoriana falhou recentemente a presença na Divisão Elite do campeonato e, para a equipa de Nuno Abrantes, há certamente uma sensação de orgulho ferido... Ainda assim, os três confrontos disputados esta temporada tiveram todos o mesmo desfecho: triunfo leixonense

Posto isto, e ainda que ambas as equipas já saibam o que é conquistar o troféu - Leixões venceu por cinco ocasiões e a Fonte do Bastardo por uma -, este é certamente um duelo que promete ser emocionante e equilibrado. 

O Leixões quer voltar a marcar presença nos grandes palcos e nas grandes decisões, mas do lado dos açorianos, há ainda esperança de salvar a época. Para isso, é preciso, desde logo, chegar à final. 

Voz dos protagonistas:

Nuno Abrantes, treinador da AJ Fonte do Bastardo: «Acho que o emparelhamento deste ano dá, a todas as equipas, reais hipóteses de chegarem a um final e isso é interessante para a competição. Da nossa parte, vamos tentar, de certa forma, compensar  época que não correu consoante as expetativas. Temos aqui uma oportunidade para minimizar essa realidade». Caíque Silva, capitão da AJ Fonte do Bastardo: «A expetativa é alta. Trabalhámos bem durante a semana e todos estamos cá para vencer. Vamos dar tudo o que temos para que possamos dar um bom espetáculo». Tiago Sineiro, treinador do Leixões SC: «Tenho a certeza que serão três espetáculos bonitos, independentemente de quem chegar à final. Quanto ao nosso jogo, andamos a trabalhar há seis/sete meses para estes momentos. Estamos preparados e vai ser um bom jogo». Dinis Alves, capitão do Leixões SC: «O projeto do Leixões, iniciado há três anos, foi feito para chegarmos a estes momentos e estamos mais do que preparados para o enfrentar».

@Nelson Pereira

Ler artigo completo