Wall Street amplia quedas enquanto espera para saber a inflação do PCE

3 meses atrás 82

A expectativa do mercado é que tanto a taxa de crescimento anual do PCE geral como a do seu subjacente tenham permanecido estáveis ​​em relação ao nível apresentado em março.

A bolsa de Nova Iorque fechou em queda nesta quinta-feira que em Portugal é feriado católico (Corpo de Cristo). O Dow Jones caiu 0,86% para 38.111,48 pontos; o S&P500 recua 0,60% para 5.235,5 pontos; e o Nasdaq desceu 1,08% para 16.737 pontos, após as notáveis ​​perdas de quarta-feira e enquanto os investidores se preparam para conhecer dados macroeconómicos que serão fundamentais para o futuro dos juros da Federal Reserve (Fed).

Durante a sessão foi publicada a primeira análise do PIB do primeiro trimestre, que registou uma ligeira descida para 1,3% face aos 1,6% preliminares. A agenda também incluiu dados semanais sobre desemprego, que mostraram um aumento maior do que o esperado nos pedidos semanais de subsídio de desemprego.

Apesar da revisão em baixa do crescimento da economia dos EUA no primeiro trimestre, outros indicadores apontam para uma atividade económica sólida.

Outro dos destaques chegará nesta sexta-feira, com o deflator de consumo PCE de abril, variável de preço mais seguida pelos membros do Federal Reserve (Fed).

A expectativa do mercado é que tanto a taxa de crescimento anual do PCE (índice de preços de gastos com consumo) geral como a do seu subjacente tenham permanecido estáveis ​​em relação ao nível apresentado em março.

Os investidores estão cada vez mais convencidos de que a Fed manterá as suas taxas de referência nos actuais níveis restritivos durante mais tempo do que o estimado.

A nível empresarial, a Salerforce afundou 19,73% na sessão depois de divulgar os seus resultados para o primeiro trimestre do ano fiscal de 2025 e antecipar números para o segundo trimestre abaixo das estimativas de consenso devido aos fracos gastos dos clientes nos seus produtos empresariais e na nuvem.

No lado oposto, a Foot Locker disparou 14,88% depois de superar as expectativas com os resultados do primeiro trimestre de 2024.

Noutros mercados, o crude West Texas caiu 1,68% para 77,89 dólares e o Brent perdeu 2,03% para 81,90 dólares. Por seu lado, o euro valorizou-se 0,26% (1,0829 dólares) e a onça de ouro perdeu 0,05% (2.362 dólares).

Ler artigo completo