Wall Street fecha mista no primeiro de maio e em dia de Powell

2 semanas atrás 33

“A inflação está demasiado alta. E o caminho a seguir é incerto”, avisou Jerome Powell que admite que p primeiro trimestre “não deu confiança” na luta contra inflação.

Os principais índices de Wall Street abrem maio com sinal misto, o Dow Jones subiu 0,23% para 37.903,29 pontos. Mas o S&P 500 caiu 0,34% para 5.018,39 pontos; e o Nasdaq Composite recuou 0,33% para 15.605,48 pontos. A sessão foi muito volátil marcada pela decisão de taxas da Reserva Federal (Fed) e, acima de tudo, as declarações a seguir do Presidente Jerome Powell.

“A inflação está demasiado alta. E o caminho a seguir é incerto”, avisou Jerome Powell que admite que p primeiro trimestre “não deu confiança” na luta contra inflação.

No acumulado mensal, os índices de Nova Iorque despediram-se de abril com perdas, primeiro mês negativo desde outubro devido à expectativa de “taxas mais altas por mais tempo”.

O Dow Jones acumulou uma queda de 5%, que foi reduzida para 4,16% no caso do S&P 500 e para 4,4% no Nasdaq.

Relativamente à Fed, o banco central cumpriu o esperado e manteve as taxas de juro no intervalo entre 5,25% e 5,5% pela sexta reunião consecutiva.

O Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC) observou a “falta de progresso adicional” para devolver a inflação ao objectivo de 2% estabelecido pelo banco central que se comprometeu “firmemente” a devolver a inflação a estes níveis.

“O Comité não espera que seja apropriado reduzir o intervalo da meta até que tenha ganhado maior confiança de que a inflação está a evoluir de forma sustentável para 2%”, sublinhou a Fed no comunicado.

O crude West Texas caiu 3,37% para 79,17 dólares o barril.

Ler artigo completo