Xavi surpreendido com o despedimento: «Não imaginava este adeus»

4 meses atrás 53

Após o anúncio oficial do FC Barcelona relativo ao despedimento de Xavi Hernández, o técnico de 44 anos mostrou-se satisfeito com o percurso no comando técnico dos blaugrana, nas suas últimas palavras no cargo. Contudo, o treinador espanhol garantiu que ficou um pouco surpreso com a decisão tomada pela direção do clube.

«Estou bem. Foram dias complicados, mas tenho a consciência tranquila. Estou orgulhoso e feliz. Foram dois anos e meio. Hoje falei com o staff e jogadores e creio que podemos estar orgulhosos, porque não era uma situação fácil. Demos tudo. Fomos homens do clube e fez-se um bom trabalho, apesar deste ano não se terem alcançado os objetivos. A experiência foi espetacular e a aprendizagem tremenda», referiu, numa primeira instância, na antevisão ao duelo diante do Sevilla, o último jogo da temporada.

«Ontem falámos com o presidente, transmitiu-me as razões porque acha que deve mudar de treinador. Só tive de aceitar, é quem toma as decisões. Estarei sempre à disposição do Barcelona. Apertámos as mãos, demos um abraço e desejámos o maior sucesso. Serei um culé e desejo o melhor para o presidente, diretor desportivo e jogadores. Decidiram isto porque acreditam que necessitam de uma mudança de rumo. Continuava motivado e com a ambição intacta com este plantel, mas não deu», acrescentou.

Sobre um potencial regresso, o antigo médio mostrou-se disponível a voltar a casa futuramente: «É o clube da minha vida. Passámos uma montanha-russa de emoções e oxalá se dê a oportunidade de voltar. Não imaginava este adeus, mas tenho de respeitar». O treinador de 44 anos revelou, ainda, qual foi a reação dos seus pupilos sobre a surpreendente notícia.

«Fui honesto, expliquei-lhes a realidade e os motivos do presidente. Sempre fui honesto com os jogadores. A reação foi espetacular. Fico com isso. Se mudava algo? Este ano não fomos competitivos. Demos um passo em frente no jogo, mas foi insuficiente para ganhar títulos», afirmou, salientando, posteriormente, que necessita de «um tempo para descansar.»

Recorde-se que o encontro entre blanquirrojos e a turma catalã esta agendado para o próximo domingo, no Ranón Sánchez Pizjuán.

Ler artigo completo