Xi Jinping felicita vencedor das eleições presidenciais na Indonésia

6 meses atrás 62

Xi destacou a "amizade tradicional" entre China e Indonésia, sublinhando o "rápido desenvolvimento dos laços bilaterais", a "crescente confiança política" e o "aprofundamento da cooperação" entre os dois países.

O líder chinês expressou a "grande importância" que atribui às relações com a nação insular e o seu desejo de trabalhar em conjunto com o Presidente eleito para "alcançar um maior sucesso" e "dar um impulso à prosperidade e estabilidade regional e global".

Após mais de um mês de contagem dos votos, a Comissão Eleitoral da Indonésia declarou na quarta-feira que o controverso antigo general, acusado de violações dos Direitos Humanos durante o regime militar, obteve 58% dos votos.

Desde as eleições, registaram-se vários protestos denunciando alegadas fraudes eleitorais e outros candidatos anunciaram a sua intenção de contestar legalmente os resultados, alegando que Prabowo recebeu apoio não oficial do Presidente cessante, Joko Widodo.

As eleições na Indonésia, a terceira maior democracia do mundo e o país com mais muçulmanos, foram marcadas pelo passado de Prabowo, acusado de violações dos Direitos Humanos quando era chefe do corpo de elite Kopassus (dezembro de 1995 a março de 1998) e das forças especiais (março a maio de 1998).

A China é o maior parceiro comercial da Indonésia, especialmente em setores como a petroquímica, as novas energias e a saúde.

Leia Também: China reitera 'linha vermelha' da independência de Taiwan

Ler artigo completo