Yamaha – novas patentes com um capacete de realidade aumentada

1 mes atrás 51

A realidade virtual e a realidade aumentada – quando elementos de RV são sobrepostos no mundo real – tiveram um início hesitante nos últimos anos. No entanto, o lançamento de dispositivos fortemente promovidos, como o Vision Pro da Apple ou o Quest da Meta, sugere que estão a amadurecer e a tornar-se tecnologias verdadeiramente úteis e, inevitavelmente, há sugestões de que poderiam de alguma forma ser incorporadas no motociclismo.

A realidade aumentada é essencialmente um desenvolvimento do que costumava ser chamado simplesmente de head-up display, sobrepondo informações ao seu campo de visão normal. Esta ideia já foi experimentada várias vezes com capacetes. A BMW apresentou um capacete de motociclismo de realidade aumentada em 2016 e, este ano, revelou um protótipo de óculos de condução de realidade aumentada, mas o ritmo lento do desenvolvimento é ilustrado pelo facto de a empresa alemã ter demonstrado um protótipo de óculos de realidade aumentada há mais de duas décadas, em 2003, e um para-brisas de automóvel de realidade aumentada em 2011. Já em 2002, a empresa fez experiências com capacetes HUD para os pilotos da sua equipa de F1. A tecnologia está disponível, mas continua a haver dúvidas quanto aos clientes.

No entanto, isso não impede a Yamaha de desenvolver no mesmo conceito, e uma nova patente mostra como está a considerar incorporar a RA num capacete de motociclista. O interesse da Yamaha na RA também remonta a vários anos. Em 2015, o conceito de moto desportiva eléctrica PES2 foi acompanhado por um capacete de realidade aumentada que funcionava de forma semelhante ao passthrough do Apple Vision Pro. Incorporava um auricular de realidade mista da Sony que cobria os olhos do condutor e utilizava câmaras estéreo para transmitir imagens do mundo exterior para ecrãs no interior, acrescentando gráficos de RA sempre que necessário. Mas isso foi há quase uma década e ainda não há um capacete de realidade aumentada da Yamaha disponível para compra (ou uma moto desportiva eléctrica da Yamaha, já agora).

Fonte:https://www.cycleworld.com

Felizmente, a mais recente patente da empresa relativa a esta ideia abandona a ideia de tapar completamente os olhos com ecrãs. Os computadores avariam ocasionalmente e, se esse tipo de auscultadores de realidade aumentada o fizesse a velocidades de autoestrada, o utilizador também se avariava. Em vez disso, está a ser adoptada uma abordagem mais semelhante a um HUD, com lentes transparentes através das quais se olha, mas que também podem transportar imagens e informações geradas por computador na sua linha de visão.

É esse elemento “linha de visão” que a nova patente procura atingir, porque a Yamaha reconhece que não se mantém a cabeça imóvel. Incline-se para a frente numa moto desportiva e verá através da parte superior da viseira. Se nos sentarmos numa cruiser, veremos através de uma secção muito mais abaixo. Além disso, estamos constantemente a mover-nos enquanto conduzimos, o que torna a vida ainda mais inconveniente para os designers de HUD. Para que as imagens de RA possam ser sobrepostas com êxito à nossa visão, o capacete tem de ter câmaras externas para monitorizar o que se passa à nossa frente, mas também câmaras internas para verificar onde os nossos olhos estão focados.

Fonte:https://www.cycleworld.com

O design da Yamaha tem até quatro câmaras minúsculas a apontar para si (duas para cada olho) montadas no rebordo dos óculos de realidade aumentada por trás da viseira. Estas funcionam em conjunto com a luz infravermelha para descobrir para onde cada olho está a olhar, para que o sistema possa decidir onde posicionar as imagens que está a sobrepor ao mundo exterior. A patente não entra em detalhes sobre o tipo de informação que seria transmitida, mas é específica quanto ao facto de o design se destinar à utilização em motociclos e revela várias configurações para diferentes tipos de capacetes, tanto abertos como integrais. Também refere que outros utilizadores de capacetes – desde pilotos a jogadores de basebol – poderão beneficiar da tecnologia, mas apenas de passagem, para garantir que a cobertura da patente é tão ampla quanto possível.

Related

Ler artigo completo