YEC Lisbon Summit juntou líderes e jovens em network

3 meses atrás 60

Associação sem fins lucrativos, que tem como missão aproximar os jovens dos líderes da sociedade portuguesa, assinalou assim o segundo aniversário do YEC em Portugal.

João Pedro Oliveira e Costa, CEO do Banco BPI, Isabel Ferreira Pinto, CEO do Pingo Doce, Francisco Horta e Costa, CEO da CBRE Portugal, e Francisco Ferreira Pinto, Sócio e Diretor Executivo da Bynd Venture Capital, partilharam as experiências acumuladas ao longo das suas carreiras com os jovens.

Em comunicado, a organização explica que o Youth Economic Circle (YEC) celebrou o seu 2.º aniversário desde a chegada a Lisboa com a organização do YEC Lisbon Summit. “Este evento, realizado a 5 de junho, contou com a presença de cinco líderes nacionais que puderam, entre o cocktail e o tradicional jantar, partilhar experiências e conhecimentos adquiridos ao longo das suas carreiras com mais de meia centena de jovens profissionais”.

São dois anos marcados por dezenas de jantares que contaram com a participação de um vasto leque de líderes, desde Roberta Medina (Vice-Presidente Rock in Rio) a Vera Pinto Pereira (CEO da EDP Comercial), passando por António Lobo Xavier (Conselheiro de Estado) e António Horta-Osório (Gestor), convidado do 1.º aniversário do YEC Portugal.

Um ano depois, o YEC Portugal recebeu, de uma só vez, cinco líderes: Margarida Balseiro Lopes, ministra da Juventude e  Modernização, a que se juntaram João Pedro Oliveira e Costa, CEO do Banco BPI, Isabel Ferreira Pinto, CEO do Pingo Doce, Francisco Horta e Costa, CEO da CBRE Portugal, e Francisco Ferreira Pinto, Sócio e Diretor Executivo da Bynd Venture Capital; para além de jovens membros executivos de algumas das mais promissoras startups portuguesas como a Paynest, iLof, Knok, Crowdclass, Clynx, e Purrmi.

“É com grande entusiasmo que reconhecemos iniciativas como o YEC Portugal, que têm apresentado um impacto significativo no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens em Portugal e além-fronteiras.” afirmou a Ministra da Juventude e Modernização, citada pelo comunicado.  “É precisamente com este desígnio que o Governo apoia a sociedade civil neste tipo de iniciativas, acreditando que as medidas que tem vindo a implementar ajudem a fixar mais jovens em Portugal”, acrescenta Margarida Balseiro Lopes.

“Quisemos marcar a diferença, mantendo a lógica dos jantares do YEC no segundo aniversário desta associação que possui uma enorme margem de progressão em Portugal”, refere Gonçalo Veiga Martins. “ Este ano criámos um evento com mais líderes e mais jovens, mas que garantisse da mesma forma, o debate, a partilha e o contacto mais direto entre todos”, afirma o Presidente do YEC Portugal.

Após um cocktail e mantendo o clássico formato dos jantares do YEC, os líderes foram distribuídos pelas cinco mesas redondas existentes no evento, realizado no restaurante Monte Mar Lisboa. Ao longo do jantar cada um teve a oportunidade de conversar e partilhar experiências com os jovens de hoje que serão os futuros líderes da nossa sociedade.

Estes encontros proporcionam um momento de partilha e debate num ambiente único de proximidade entre líderes e jovens, tipicamente de difícil acesso a estes últimos. Os eventos do YEC visam fomentar o networking entre jovens e líderes, e cultivar a curiosidade dos jovens, proporcionando-lhes o acesso ao conhecimento através daqueles que o acumularam ao longo das suas vidas.

O YEC pretende ser uma associação de referência para o talento jovem a nível nacional, conectando-os entre eles, e contribuindo positivamente tanto para o seu desenvolvimento profissional e pessoal, assim como para o da sociedade.

O Youth Economic Circle (YEC) é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2012 em Barcelona, Espanha, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos conhecimentos empresariais, económicos, sociais e políticos dos jovens, e aproximá-los de líderes através da realização de eventos.

Desde a sua fundação, o YEC expandiu-se para a capital espanhola, Madrid, em 2015, e mais recentemente em abril de 2022, deu-se a internacionalização do conceito com a chegada a Lisboa, Portugal, estando prevista a chegada a novos países no curto prazo.

A associação possui já mais de 500 sócios, dos quais mais de 70 em Portugal, onde conta com parceiros como a Morais Leitão, a PwC, a Deel, e o La Trattoria, além da colaboração com associações de cariz social e juvenil.

Ler artigo completo