Zero a mais faz disparar ações de rival da Uber nos EUA

7 meses atrás 48

“Nunca tinha visto um erro desta proporção em quase 25 anos em Wall Street”, disse um analista quando confrontado com a imprecisão que fez com que as ações da Lyft valorizassem acima dos 60% esta terça-feira.

A Lyft, concorrente da Uber nos EUA, fez furor nos mercados esta terça-feira ao ver as suas ações disparar mais de 60%. No entanto, essa valorização parece ter resultado da inclusão de um zero e mais nas margens de crescimento para este ano, informação que consta no último relatório e contas da plataforma de transporte.

Apesar de ter revelado que os lucros superaram as estimativas dos analistas, a Lyft fez constar nessa informação que a margens de crescimento iriam aumentar em 500 pontos básicos. O resultado não se fez esperar com as ações a subirem 67% nas operações registadas ao fecho da negociação, uma tendência que poderia ter duplicado caso o valor de mercado da Lyft se tivesse mantido, consideram os analistas.

Uma hora depois da revelação deste relatório, a diretora financeira da plataforma eletrónica de transportes fez uma chamada com analistas para retificar que a empresa esperava que essa margem de crescimento para este ano fosse de 50 pontos percentuais e não de 500 pontos percentuais como foi revelado inicialmente.

“Erro administrativo”, foi assim que a Lyft justificou a informação que veio a público. Assim que foi conhecida a retificação, e como seria de esperar, as ações da Lyft desvalorizaram 15%, algo visto como uma queda de proporções épicas por um analista da Wedbush Securities. Dan Ives disse à Bloomberg que “nunca tinha visto um erro desta proporção em quase 25 anos em Wall Street”.

Ler artigo completo