Governo britânico levanta proibição de construir centrais eólicas em terra ao fim de 15 anos

2 meses atrás 51

A proibição vigorava desde 2009. A nova ministra das Finanças disse que a proibição é “absurda”.

O novo governo britânico vai levantar a proibição de construir nova potência eólica em terra, conforme decretada pelos sucessivos governos conservadores desde 2009.

A alteração vai constar já no National Planning Policy Framework (NPPF), a regulamentação nacional para a construção de casas e infraestruturas, revelou hoje o “The Guardian”.

A alteração vai entrar em vigor a 18 de julho quando o parlamento resumir trabalhos após as eleições.

A nova ministra das Finanças, Rachel Reeves, disse hoje que esta proibição é “absurda”, defendendo que a política energética deve ser tomada a “nível nacional e a nível local”.

As regras anteriores estipulavam que as centrais só poderiam ser construídas quando fosse provado que não existe nenhum tipo de contestação a nível local, sendo que estes projetos geram sempre algum tipo de contestação, congelando por completo a construção de centrais eólicas em terra durante 15 anos.

O antigo executivo conservador anunciou em 2023 que a proibição seria levantada, mas nunca procedeu a alterar as regras ainda em vigor, o que levou o sector energético a não avançar com projetos de licenciamento.

Em reação, o grupo ambientalista Greenpeace disse: “Como demonstrou a recente crise de preços do gás, esta proibição prejudicou a segurança energética, foi custosa e foi uma oportunidade perdida para reduzir emissões. O fim da proibição chegou tarde”, segundo o cientista-chefe da organização.

Entretanto, foi revelado que o novo ministro para a Segurança Energética e Carbono Zero vai ser Ed Milliband, líder do Partido Trabalhista entre 2010-2015.

Ler artigo completo