A bênção de João Paulo na fuga à despromoção

6 meses atrás 98

Não... o Papa João Paulo II não fez uma aparição em Oliveira de Azeméis, foi mesmo João Paulo Queiroz, avançado da UD Oliveirense, a resolver o jogo. A turma de Ricardo Chéu recebeu e bateu o Benfica B por 3-1, fugindo do 16º lugar da Liga Portugal Sabseg.

Na pior série da época (dez partidas sem vencer) a equipa da casa percebeu que tinha de entrar no jogo de forma afirmativa. Não é que isso tenha acontecido em primeira instância, porque, na verdade, até foram os visitantes a entrar de forma mais esclarecida. Os unionistas estavam claramente à espera de aproveitar contra-ataques, para poder ferir os oponentes. 

@Rogério Ferreira / Kapta+

Aos 19 minutos, eis que surgiu o primeiro golo da partida: João Paulo, em zona frontal à baliza, bateu um livre direto por baixo da barreira, não dando hipótese a André Gomes. As águias não tiveram tempo para respirar e voltaram a sofrer. João Paulo lançou Anthony Carter com uma bola em profundidade e o australiano, com muito requinte, picou a bola por cima do guardião.

O embate não abrandou o ritmo e os comandados de Nelson Veríssimo aproveitaram da melhor maneira um ataque rápido. João Rêgo, com uma bola longa, encontrou Henrique Pereira pela esquerda. O extremo fintou Kelechi John, puxou para dentro e rematou forte, fechando o resultado da primeira parte.

Premiar a eficácia

O descanso acabou por esfriar a capacidade ofensiva das formações, trazendo um jogo mais mastigado. Os encarnados, com ligeiro ascendente, tentaram, por várias vezes, encostar os adversários às cordas, mas a inoperância ofensiva falou sempre mais alto.

Quando tudo fazia prever uma segunda parte sem golos, apareceu João Paulo para abençoar a vitória caseira. Jaime Pinto, acabado de entrar, foi derrubado dentro da área e conquistou um pénalti. O avançado brasileiro, com toda a calma do mundo, completou o bis e arrumou qualquer dúvida.

Com este triunfo a UD Oliveirense chega à 15ª posição e entrega a batata quente ao Feirense. Já o Benfica B sabe que vai continuar no décimo posto.

Tiago Caldeira (POR)

 UD Oliveirense x SL Benfica B

Ler artigo completo