Dividido por quatro temas, um por cada trimestre, Aveiro é, desde dia 1 de janeiro, a Capital Portuguesa da Cultura 2024. "O ano como palco. Um cenário infinito" é o lema da iniciativa que vai integrar mais de uma centena de eventos, apenas no primeiro trimestre.
O Teatro Aveirense é o ator principal deste movimento e o principal guia da programação anual, que se estende a outros locais emblemáticos e convida a explorar o património histórico e cultural, como a Sé de Aveiro, e os museus de Arte Nova e de Santa Joana.
Em visita a Aveiro, os moliceiros, principal símbolo da cidade, cativam as atenções. Outrora usados na apanha do moliço são hoje a grande atração turística e a melhor forma de partir à descoberta dos canais e da Ria de Aveiro.
Um palacete, em pleno centro da cidade, foi adaptado para receber o primeiro hotel com classificação de cinco estrelas de Aveiro. Com uma fachada neoclássica brasonada e quatro pisos, o MS Collection Aveiro - Palacete de Valdemouro, recuperou a casa do pai de Eça de Queiroz e foi inaugurado em setembro de 2023.
Na oferta da unidade está o restaurante Prosa, inspirado na vida e obra do escritor, mas onde quem escreve em “cada prato, uma história” é o premiado chef Rui Paula. Para outras abordagens gastronómicas faz-se uma paragem no restaurante Salpoente que recuperou antigos armazéns no Cais de São Roque. Duarte Eira é o timoneiro é o timoneiro do espaço, onde até março é possível descobrir o menu “Estórias e Tradições”, que liga o passado do chef à região de Aveiro.