A FEP e a Inteligência Artificial

2 meses atrás 53

A ligação da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) com a Inteligência Artificial (IA) tem já um longo historial, que poucos conhecerão.

Entre o ano 2001 e o ano 2005, a FEP, a Faculdade de Engenharia (FEUP) e a Faculdade de Ciências (FCUP) da Universidade do Porto (UP) ministraram o Mestrado de Inteligência Artificial e Computação, sob coordenação de Pavel Brazdil, Professor Catedrático da FEP e um dos pioneiros nessa área em Portugal, tendo recebido em 2019, merecidamente, o título de Professor Emérito da Universidade do Porto. O Mestrado de Inteligência Artificial é ainda hoje lecionado pela FEUP e pela FCUP, enquanto a FEP desenvolveu o Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão, mais adequado à procura dos Estudantes de Economia e Gestão da FEP, integrando também disciplinas com ligação à IA.

Tendo em vista uma utilização mais abrangente e segura da IA por parte de todos os Estudantes da FEP, a Direção da FEP tomou algumas iniciativas para tentar colocar a Faculdade na vanguarda do ensino a este nível. Com a disseminação da IA – impulsionada, sobretudo, pelo uso generalizado do ChatGPT –, abre-se um potencial de reforço da produtividade que não podemos ignorar, mas ao mesmo tempo surgem riscos também significativos, devido aos erros da IA. A opção da FEP foi abraçar as novas possibilidades limitando os riscos, de modo a beneficiar os nossos Estudantes.

Em janeiro deste ano, a FEP inaugurou, em parceria com a Microsoft e outros parceiros, a primeira sala do “FEP Innovation Hub” para integrar a IA no ensino, no âmbito do programa “Artificial Intelligence For Economics and Management”. Trata-se de um espaço inovador, equipado com mobiliário flexível e tecnologia de ponta, capaz de apoiar qualquer tipo de aula, presencial, à distância ou híbrida. A iniciativa reforça o compromisso da FEP com a inovação e a preparação dos Estudantes para os desafios do futuro.

Já em julho, lançamos o FEP Chatbot, uma ferramenta de IA generativa desenvolvido pela empresa portuense ARMIS, no âmbito de um projeto-piloto do PRR, que mais tarde abrangerá outras entidades do ensino superior, tendo a FEP sido a pioneira. O FEP Chatbot é uma espécie de ChatGPT ‘alimentado’ por fontes credíveis escolhidas pelos nossos Docentes, para que os Estudantes o possam consultar com segurança.

Estou confiante de que os novos espaços e ferramentas em muito beneficiarão os nossos Docentes e, em particular, os Estudantes, reforçando a ligação histórica da FEP à IA.

As opiniões expressas só responsabilizam o autor.

Ler artigo completo