A importância do videomarketing para as marcas: O futuro da comunicação digital

2 horas atrás 21

Se uma imagem vale mais de mil palavras, então quanto vale um vídeo? No mundo acelerado de hoje, o videomarketing já não é apenas uma moda passageira; é uma necessidade.

Desde tutoriais a vídeos de lançamento de produtos, as marcas estão a investir cada vez mais neste formato para se destacarem no mar de informações que é a internet. A questão que se coloca é: por que razão se tornou o videomarketing o coração das estratégias digitais e porque é que a sua marca deve aproveitar esta onda?

Tem a ver com o poder de contar histórias em movimento! Toda a gente adora uma boa história, certo? Agora, imagine contar essa história com imagens em movimento, com música e emoção!

O vídeo permite às marcas comunicar a sua essência de uma forma mais impactante do que qualquer outro formato, sendo perfeito para transmitir uma sensação de exclusividade, qualidade e inovação.

Segundo a Forbes, vender uma marca de luxo é vender desejos. E isto expande-se a todas as outras marcas. O Marketing é muito mais do que mostrar o produto, é sobre mostrar um modo de vida e fazer sonhar em atingir determinado patamar. Para tal é preciso transmitir toda a experiência associada ao produto em si. E nada transmite essa experiência imersiva de forma tão eficaz e para tanta gente como o vídeo.

De acordo com uma pesquisa do Aberdeen Group, as empresas que investem em videomarketing conseguem 66% mais leads qualificados por ano e 54% de aumento de Brand Awareness. Igualmente, segundo um estudo da Social Video Forecast, da Animoto, 76,5% dos pequenos negócios que usam vídeos sentem impacto directo nos seus resultados.

Estes números revelam a importância do videomarketing para empresas de todas as dimensões. Desde as gigantes tecnológicas ao café da esquina, o vídeo adapta-se a qualquer estratégia para atrair, converter e fidelizar clientes.

Uma das grandes vantagens do videomarketing digital em relação a meios tradicionais, como a televisão, é a sua capacidade de personalização e segmentação. Com o digital, é possível criar conteúdos personalizados para diferentes públicos, adaptados às suas características e interesses. Além disso, o formato permite uma maior interactividade, encorajando os utilizadores a seguir links para landing pages e websites, onde é possível medir resultados com precisão e acompanhar o sucesso das campanhas em tempo real.

O videomarketing pode ser dividido entre vídeos curtos, perfeitos para redes sociais como Instagram e TikTok, e vídeos de longa duração, ideais para plataformas como o YouTube.

Nas redes sociais, os vídeos devem ser curtos e dinâmicos para se enquadrarem no ritmo frenético do dia-a-dia e alcançar um grande número de pessoas. São também uma excelente oportunidade para criar parcerias com influenciadores, que colocam as marcas à frente de uma audiência já interessada num determinado tema e/ou estilo de vida.

Por outro lado, o YouTube oferece espaço para vídeos mais longos e educativos, que permitem às marcas aprofundar a relação com o seu público e despertar interesse em produtos que os consumidores não podem tocar fisicamente, como afirma Chase Buckle, gestor de tendências globais da GlobalWebIndex, criando uma ligação autêntica e duradoura.

Posto isto, se uma imagem vale mais de mil palavras, um vídeo vale um milhão de oportunidades. Está na hora de integrar o vídeo na sua estratégia de marketing digital e ver os resultados a multiplicarem-se.



Ler artigo completo