A uma vitória dos oitavos

2 meses atrás 67

Dinamarca e Sérvia estão a uma vitória de garantir a (mais que provável) passagem aos oitavos-de-final do Campeonato da Europa. Vitória essa que, em ambos os casos, será a primeira no torneio até então. O Grupo C é liderado pela Inglaterra com quatro pontos, seguida por dinamarqueses e eslovenos - dois pontos cada - e, finalmente, pelos sérvios com apenas um ponto.

A seleção nórdica está a fazer um Euro 2024 inspirado em Portugal 16'. Empate a uma bola na primeira jornada frente à Eslovénia. Seguido de um... lá está, empate também a um frente à Inglaterra na segunda jornada. Recuemos então até 2016, quando a seleção portuguesa decidiu pregar um susto a todos os portugueses espalhados pelo mundo com aquele louco empate frente à Hungria (3-3) na última jornada. Não sou especialista, mas tendo em conta a frieza e o calculismo pelo que são conhecidos os nórdicos da Europa... não sei se aguentariam tal caminho. Aconselho mesmo tentar vencer a partida.

Já a Sérvia entrou mesmo com o pé esquerdo neste Campeonato da Europa. Ainda assustou, mas não foi capaz de evitar a derrota frente à seleção inglesa (0-1). Na segunda jornada a reação foi positiva mas a ineficácia ia custando caro. Empate a um com golo de Luka Jovic (ex-Benfica) aos 95'. Aguenta coração.

Feitas as contas do Grupo C conseguimos perceber a importância desta partida para as aspirações de dinamarqueses e sérvios. A efemeridade da fase de grupos dividida em três curtos 90 minutos não é novidade num torneio desta dimensão e onde cada ponto importa mais que o anterior. Posto isto resta-nos olhar para cada uma das seleções.

A Dinamarca deve apresentar-se com o mesmo onze base. Kasper Hjulmand não abdica do seu 3-4-1-2, onde deixa a sala de máquinas encarregue a Hojberg, Hjulmand (jogador do Sporting e que marcou um golaço frente à seleção dos três leões) e Eriksen - a fénix desta seleção. Atrás Schmeichel aparece protegido por três imponentes defesas: Vestergaard, Christensen e Andersen. Na frente, e à procura do primeiro golo, está o avançado do Manchester United, Rasmus Hojlund - em quem é depositada bastante esperança, ou melhor, forventning.

Um jogo que promete uma riqueza tática ao nível da importância deste duelo, ou não fosse a Sérvia de Dragan Stojkovic apresentar-se no mesmo sistema que o adversário. Se a sala de máquinas dinamarquesa é bem guardada, o que se dirá do trio que comanda o coração sérvio: Lukic, Milinkovic-Savic e como '10' Dusan Tadic. Promete. Á frente destes três, estão dois senhores que juntos somam 58 golos marcados em 2023/24. Falo de Dusan Vlahovic e de Aleksandar Mitrovic. A esperança da seleção de leste recai muito sobre a capacidade ofensiva da equipa, que ainda tem a ajuda do ex-Benfica Andrija Zivkovic.

Em dúvida para o jogo estão Thomas Delaney, no lado dinamarquês, e Filip Kostic, no lado sérvio.

Sérvios e dinamarqueses já se defrontaram em três ocasiões, mas nunca numa fase final de uma competição. Até ao momento contam-se por vitórias nórdicas os encontros disputados: três em três. A última foi num a amigável realizado em 2022 (3-0) e que ficou marcado pelo regresso de Eriksen ao onze inicial da Dinamarca - pode ler aqui.

Ler artigo completo