11 jun, 2024 - 15:59 • Fábio Monteiro , Susana Madureira Martins
Escolha da AD foi feita com a concordância do PS, revelou o gabinete do primeiro-ministro à Renascença. Paes Antunes foi secretário de Estado do Trabalho e da Segurança Social nos governos de Durão Barroso e Santana Lopes.
Luís Paes Antunes, ex-secretário de Estado dos Governos de Durão Barroso e Santana Lopes, é o nome que a Aliança Democrática vai propor para presidir ao Conselho Económico e Social (CES).
A notícia, avançada pelo “Expresso” esta terça-feira, já foi confirmada pela Renascença junto do gabinete do primeiro-ministro, que revelou ainda que a escolha foi feita em concordância com o PS.
Paes Antunes irá suceder assim a Francisco Assis, que abandonou a liderança do CES para ser candidato às eleições legislativas de março passado.
Para ser eleito, o novo presidente do CES tem de conseguir o apoio de dois terços dos deputados. Com AD e PS de acordo, é provável que a eleição ocorra sem dificuldades de maior.
Entre 2002 e 2005, Paes Antunes foi secretário de Estado do Trabalho e da Segurança Social nos governos de Durão Barroso e Santana Lopes. Depois, até 2009, foi deputado na Assembleia da República e membro da direção do PSD (então liderado por Luís Marques Mendes).