Adeus Diesel. Kia Sorento 2024 chega a Portugal apenas como híbrido

2 meses atrás 70

O Kia Sorento 2024 já pode ser encomendado em Portugal e está disponível apenas com motorizações híbridas. Conheça todos os preços da gama.

Se o pequeno Kia Picanto é o «David» da marca sul-coreana no mercado europeu, o Kia Sorento é quase um «Golias». Só que aqui tanto um como outro trabalham em equipa para o mesmo objetivo de completar a oferta da marca em Portugal.

No entanto, é precisamente devido ao seu tamanho que o Kia Sorento consegue oferecer um dos seus principais trunfos: uma lotação máxima de sete lugares. A distância entre eixos acima dos 2,8 m permite que isso aconteça, mas isso não é uma novidade nesta atualização.

No exterior, as grandes novidades do Kia Sorento 2024 são mesmo estéticas. A secção dianteira inclui uma imagem mais agressiva, ao jeito do EV9, enquanto na parte de trás os grupos óticos foram atualizados e o para-choques também é novo.

Além disso, traz também duas novas cores para a carroçaria (Volcanic Sand e Cityscape Green), que se juntam às sete já existentes. As jantes de liga leve têm um novo desenho e uma dimensão de 19″.

No habitáculo, além da presença de sete lugares e três filas de assentos, há ainda uma bagageira com 179 l de capacidade (7 lug.), mas que aumenta para os 813 l se usarmos apenas as duas filas da frente. Caso seja necessário mais espaço, os assentos da segunda fila também podem ser rebatidos, dando origem a uma volumetria máxima de quase 2000 l.

Quem se senta nos lugares da frente tem acesso à zona mais requintada e tecnológica do habitáculo, com dois ecrãs de 12,3″ instalados num único painel curvo horizontal e com o painel de controlo da climatização comutável com os controlos do sistema multimédia.

Na consola central está presente um leitor de impressões digitais, que pode mesmo substituir a chave do carro, se necessário. E tudo isto claro, além de um conjunto de equipamentos de segurança muito completo.

Apenas em modo híbrido

A aposta da Kia para o mercado nacional está apenas nas versões híbridas do Sorento. O anterior Diesel (2.2 CRDi) ficou pelo caminho, apesar de continuar a ser comercializado noutros mercados, como o espanhol, por exemplo.

São duas as motorizações híbridas disponíveis. Uma é um sistema convencional — designada HEV —, sem carregamento externo, que combina o motor 1.6 T-GDi de 160 cv com um elétrico. Em conjunto, oferecem uma potência máxima combinada de 210 cv e um binário de 367 Nm.

Para alimentar a parte elétrica do sistema está presente uma pequena bateria de 1,48 kWh, que vai carregando durante os momentos de travagem e desaceleração.

Kia Sorento - interior© Kia

A outra motorização híbrida disponível no Kia Sorento 2024 é do tipo plug-in — designada PHEV —, equipada com o mesmo motor de combustão, mas com um motor elétrico mais potente. Desta forma, a potência máxima combinada do sistema passa para os 253 cv, mas o binário mantém o mesmo valor.

A bateria do sistema já conta com 13,8 kWh de capacidade e permite anunciar uma autonomia máxima em modo puramente elétrico de 65 km. Para a carregar, a marca anuncia um tempo de 3h25min com um carregador de 3,3 kW.

Descubra o seu próximo automóvel:

Kia Sorento já disponível

O Kia Sorento 2024 já se encontra disponível para encomenda no mercado nacional, em ambas as versões, HEV e PHEV.

Os preços começam nos 61 450 euros para o Sorento HEV e nos 67 950 euros para o Sorento PHEV. Ambos apresentam-se com o mesmo nível de equipamento “Concept” que é o único disponível — mas muito recheado — para este SUV.

Nesta fase de lançamento, a Kia tem a decorrer uma campanha que se traduz num desconto entre os 2500 euros e os 2800 euros, consoante a versão. Para empresas, há também uma versão híbrida plug-in específica, que deixa o preço final abaixo da fasquia dos 50 mil euros (sem IVA).

Além do Sorento, a marca promete um ritmo bastante intenso de lançamentos para os próximos tempos. Depois do Picanto 2024 e deste Sorento 2024 e ainda antes do final deste ano, será a vez do Kia EV3 chegar ao mercado nacional e de também conhecermos a versão actualizada do Kia EV6.

Em 2025 o ritmo continua com duas remodelações estéticas e um total de cinco novos modelos, onde se incluem o EV4, uma espécie de berlina crossover elétrica e o K4, uma berlina convencional.

Ler artigo completo