Alcochete “é a melhor solução para o futuro de Lisboa”, defende Carlos Moedas

4 meses atrás 92

O presidente da autarquia considera que o Governo decidiu bem sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa e que esta não era uma decisão fácil de ser tomada em 30 dias. “É uma decisão fundamental para o futuro do país”, refere.

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, considera que a escolha do Campo de Tiro de Alcochete por parte do Governo como localização para o novo aeroporto de Lisboa é a escolha certa para a capital portuguesa.

“O Governo decidiu bem sobre esta localização. Todos os estudos técnicos indicam que esta é a melhor solução para o futuro aeroporto de Lisboa. Ainda em campanha eleitoral estive sempre do lado desta solução; era a que eu defendia, mas como presidente da câmara decidi não tomar na altura nenhuma decisão, para hoje a defender”, afirmou o presidente da autarquia em declarações aos jornalistas nos Paços do Concelho.

De resto, Carlos Moedas salienta que a decisão tomada na terça-feira pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, foi muito importante e crucial para o país. “Durante oito anos, com toda a inércia não estava tomada esta decisão. Esta é uma decisão fundamental para o futuro do país. Tomar esta decisão em 30 dias não foi fácil, mas era preciso tomá-la”, realçou.

Sobre o atual aeroporto da Portela, o autarca defende que o espaço vive tempos muito difíceis no seu funcionamento. “Não há nada pior para o ambiente e sustentabilidade, do que termos um aeroporto congestionado, e é isso que tem acontecido nos últimos anos”, sublinha, acrescentando que as obras na Portela vão ajudar a descongestionar um aeroporto com um tráfego aéreo acima do que é a sua capacidade.

Outra das decisões conhecidas ontem foi a futura ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid. “Deixa-me particularmente muito feliz”, afirmou Carlos Moedas.

O novo aeroporto será no Campo de Tiro de Alcochete e será designado Aeroporto Luís de Camões, sendo que Portela é para fechar; avança a terceira travessia sobre o Tejo e o Governo vai pedir à Infraestruturas de Portugal a conclusão dos estudos sobre alta velocidade Lisboa-Madrid. Ao 32º dia do novo Governo, o primeiro-ministro Luís Montenegro avançou com o triplo anúncio que deverá mudar de forma profunda o panorama de infraestruturas aeroportuárias que irá servir o objetivo de servir a região de Lisboa mas também com importância para o resto do país.

Ler artigo completo