Alemanha: Confiança económica volta a piorar e recuperação está mais distante

1 mes atrás 46

O índice Ifo voltou a deteriorar-se em agosto, desta feita pelo terceiro mês seguido, e a Alemanha parece voltar a cair numa situação de recessão iminente, atrasando a tão ansiada recuperação.

A confiança económica na Alemanha voltou a deteriorar-se pelo terceiro mês seguido, tocando mínimos de fevereiro e lançando novas dúvidas sobre a recuperação no motor industrial europeu.

O índice Ifo caiu de 87 pontos em julho para 86,6 em agosto, a pior leitura desde fevereiro e o resultado de três meses seguidos de descidas no indicador, embora em linha com o esperado. A situação económica atual foi a principal responsável pela deterioração, isto apesar de as projeções de curto prazo também terem recuado.

O subíndice referente à situação económica atual caiu de 87,1 para 86,5 pontos, enquanto o relativo às expectativas para os próximos seis meses recuou de 87 (uma revisão em alta) para 86,8.

Perante estas leituras, o presidente do instituto Ifo argumenta que “a economia alemã está cada vez mais a cair em crise”, dificultando muito a antecipada recuperação germânica após a recessão técnica a fechar 2022. Já o economista-chefe do instituto, Klaus Wohlrabe, alerta que o país pode mesmo voltar à perda de produto já neste terceiro trimestre.

Os dados ficam em linha com a leitura mais recente do índice de gestores de compras (PMI), que já havia recuado para 48,5 em agosto, a terceira descida seguida e um alarme para a maior economia europeia, com os serviços a perderem parte do fôlego que vinha impulsionando uma tímida recuperação.

Ler artigo completo