Alexander Stubb eleito novo presidente da Finlândia

7 meses atrás 70

O ex-primeiro-ministro conservador Alexander Stubb foi eleito, este domingo, o novo Presidente da República da Finlândia, na segunda volta das eleições presidenciais às quais concorria também o ex-chefe da diplomacia Pekka Haavisto, que já concedeu a derrota.

"Bem, Alexander. Parabéns ao 13º presidente da Finlândia", disse o ex-ministro das Relações Exteriores Haavisto a Stubb em direto na televisão, enquanto os resultados do prognóstico da emissora Yle davam a Stubb a vitória com 51,4 por cento dos votos.

Stubb, antigo primeiro-ministro e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, das Finanças e do Comércio Externo, sucede a Sauli Niniistö (Coligação Nacional), que sai ao fim de 12 anos, por não poder concorrer a um terceiro mandato.

A principal responsabilidade do Presidente finlandês é a condução da política internacional e de segurança, em concertação com o Governo atual, chefiado pela Coligação Nacional, uma questão de grande importância numa altura em que as relações com a vizinha Rússia são tensas devido à recente adesão do país nórdico à NATO.

Stubb e Haavisto, que ganharam a primeira volta com 27,2% e 25,8% dos votos, respetivamente, intensificaram as ações de campanha na reta final -- não há dia de reflexão na Finlândia -- para tentar convencer os eleitores indecisos.

As últimas sondagens davam a Stubb (partido da Coligação Nacional, conservador), uma ligeira vantagem de seis a oito pontos sobre Haavisto, ecologista.

Leia Também: Finlândia. Ex-primeiro-ministro e ex-MNE na 2.ª volta das presidenciais

Ler artigo completo