Alpine A110 R Ultime. Será este o quatro cilindros mais caro de sempre?

3 horas atrás 21

A Alpine mostrou o melhor que consegue fazer com o seu A110 R. O Ultime é o mais extremo e exclusivo de sempre, com um um preço a condizer.

Uma das grandes novidades da Alpine para o Salão de Paris 2024 é o A110 R Ultime, uma série limitada de apenas 110 unidades, que promete ser a mais radical e desportiva de sempre do coupé da marca francesa.

Além disso, o A110 R Ultime é também aquele que representa a despedida do desportivo que marcou o regresso da Alpine ao mercado em 2017. O seu sucessor será 100% elétrico.

Diferencia-se dos restantes pelo bem visível trabalho aerodinâmico e que tem a missão de o deixar «colado» ao asfalto.

Face ao Alpine A110 R Turini, por exemplo, há mais 160 kg de força descendente (downforce), o que melhora o seu desempenho em curva e estabilidade, seja em circuito ou numa estrada de montanha. Mas há ainda mais novidades.

As jantes forjadas de 18″ à frente e 19″ polegadas” atrás, calçam um conjunto de pneus Michelin Pilot Sport CUP2. O sistema de travagem está a cargo da AP Racing, com discos de 330 mm.

Quanto ao motor, o A110 R Ultime viu o quatro cilindros de 1,8 l receber uma nova turbina e um sistema de escape em titânio da Akrapovic. O resultado? O Alpine A110 R Ultime passa a ser o A110 mais potente de todos: são 345 cv de potência (420 Nm binário). São mais 45 cv (e 80 Nm) que o A110 R que conhecíamos.

O ganho de potência permite reduzir em 0,1s a aceleração dos 0 aos 100 km/h, que se fixa agora nos 3,8s.

A110 R Ultime é também o mais exclusivo

Além da performance prometida, o A110 R Ultime vai ainda permitir que cada um dos 110 clientes da marca crie uma unidade personalizada, sempre com a ajuda do Atelier Alpine. A parceria com nomes como a Poltrona Frau e a Sabelt, permite um extenso número de combinações e acabamentos possíveis no habitáculo.

Para quem desejar uma opção ainda mais exclusiva, a Alpine disponibiliza o A110 R “La Bleue” — que pode ver nas imagens. Será produzido em apenas 15 unidades e destaca-se pela pintura original. Entre a secção dianteira e a traseira, o Ultime mostra dois dos tons mais icónicos da Alpine, o Azul Alpine Vision e Azul Abysse.

No interior, a configuração representa a epítome do programa Sur-Mesure, onde cada cliente pode criar um interior totalmente ao seu gosto,seja em estilo ou acabamentos.

O preço é… exorbitante

Recordamos o alarido que foi quando se veio a descobrir o preço do Alpine A110 R Fernando Alonso: 148 mil euros. O A110 R Ultime estilhaça esse patamar: 265 mil euros (IVA incluído, em França). Se não é o quatro cilindros mais caro de sempre, tem de estar bem perto do topo.

Esperamos ter, brevemente, a resposta ao preço do Ultime em Portugal. A adição do ISV e do nosso IVA (mais elevado em Portugal), deve empurrar esta cifra para bem perto dos 300 mil euros.

Só que já é possível adquirir um A110 R Ultime por mais de 300 mil euros — novamente, em França. O preço de cada uma das 15 unidades “La Bleue” ascende aos… 330 mil euros. O último A110 será também um dos mais colecionáveis, mas o preço é… exorbitante.

Sabe esta resposta?
Em que ano e por quem foi fundada a Alpine?
Ler artigo completo