ANDEBOL| Portugal começa hoje a caminhada no Pré-Olímpico

6 meses atrás 52

Está na hora. Os últimos preparativos estão a ser feitos para a primeira partida de Portugal no Torneio Pré-Olímpico, prova onde vão defrontar a Noruega, Hungria e Tunísia, as equipas que querem «evitar» que os comandados de Paulo Jorge Pereira voltem aos Jogos Olímpicos.

Os nórdicos são o primeiro adversário numa data especial para os Heróis do Mar: a 14 de março de 2021, Portugal triunfou diante de França e assegurou a primeira presença de sempre nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Agora, dão o primeiro passo na caminhada que pretendem que seja histórica.

O adversário está longe de ser fácil, pois a Noruega, apesar de atravessar uma fase complicada em termos de resultados apresentados, conta com um dos plantéis mais equilibrados desta competição. A boa notícia para Portugal é que Magnus Rod (futuro jogador do Pick Szeged em 2024/2025) está fora das opções devido a lesão e torna-se, portanto, uma baixa de peso.

Engane-se, ainda assim, quem pense que faltem opções. Torbjorn Bergerud, Sander Sagosen, Alexander Blonz ou Christian O´Sullivan. No ataque ou na defesa, a qualidade é garantida e querem começar a campanha com o pé direito, algo que não aconteceu no último EHF Euro, pois Portugal venceu por 32-37. Que comece o espetáculo!

Paulo Jorge Pereira em discurso direto

A Noruega: «Nos últimos anos, jogámos quatro vezes com a Noruega e apenas ganhámos uma. Portanto, temos que nos centrar e voltar a fazer outro jogo excecional, como o que fizemos no EHF Euro 2024, porque a Noruega vai-se preparar de outra forma e é um rival a temer por toda a gente, não só por Portugal. É um candidato aos Jogos Olímpicos que nós vamos defrontar amanhã e temos que estar completamente centrados, sem pensar muito no que aconteceu no passado recente. Isto é vida e movimento. É mais um jogo que temos que fazer com excecional competência para podermos vencer. Vamo-nos focar somente nos detalhes, quer ofensivos, quer defensivos, porque sabemos bem que podem colocar problemas à Noruega.»

Os principais jogadores: «A Noruega tem excelentes jogadores, não é só o [Sander] Sagosen, costuma haver uma preocupação das equipas em defendê-lo um pouco mais mas, nós também já aprendemos com esses erros. Recordo-me do jogo que perdemos com os Países Baixos, em casa, porque nos preocupamos tanto com o [Luc] Steins que ele só fez um golo mas fez treze assistências. Portanto, nós sabemos quais são as características do Sagosen e como é que o devemos defender. Mas não só ele, também o Harald Reinkind, o Tobias Grondahl… que agora poderá jogar mais tempo. Portanto, há uma série de atletas importantes e nós não podemos esquecer ninguém.»

Ler artigo completo