ANTEVISÃO | Altura de abrir o paraquedas

7 meses atrás 65

A jornada 19 da Liga Portugal Betclic tem paragem no Estádio do Bessa. Com o intuito de regressar às doces — e urgentes — vitórias, Boavista e Portimonense medem forças. Ultrapassado o equador do campeonato, a importância dos três pontos sobe de tom, sobretudo em embates entre conjuntos da segunda metade da tabela (e em queda), que querem evitar a todo o custo as contas tardias da manutenção, como é o caso.

Os registos recentes não são animadores. Comecemos pelos da casa; os axadrezados vêm de uma delicada fase: nos últimos dez jogos do campeonato, registou-se apenas uma vitória, na penúltima jornada diante do FC Vizela. Os inúmeros jogadores indisponíveis — por lesão ou pelos compromissos internacionais —, a mudança no comando técnico e a situação interna do clube podem justificar os últimos desaires.

Contudo, o bom arranque boavisteiro — quatro vitórias nas cinco primeiras jornadas — permite disfarçar a má fase. O nono lugar transmite uma sensação de falsa tranquilidade, tendo em conta que a linha de água está apenas a quatro pontos de distância.

Apesar de não triunfar em casa desde setembro, Ricardo Paiva, na antevisão, salientou que no Bessa manda o Boavista: «Quando jogamos em casa somos sempre favoritos, as dificuldades do jogo prendem-se com o adversário. Queremos muito a vitória neste jogo e encaramos bem esse favoritismo e com o claro objetivo de conquistar os três pontos.»

No caso do Portimonense, nem a ilusão classificativa salva o registo igualmente preocupante. Pelo Algarve, não houve um começo fulgurante como no Bessa e, juntando isso às escassas duas vitórias na última dezena de jogos, resulta no atual lugar dos alvinegros: o 14º posto, apenas dois pontos à frente do Rio Ave, que está em lugar de play-off.

Ainda assim, se há algo onde o Portimonense tem alguma vantagem é na ausência de grandes nomes no boletim clínico. Só Tamble Monteiro, recente reforço proveniente do Felgueiras, está indisponível. De resto, o plantel está na máxima força.

Na 17.ª jornada, ambos os emblemas venceram pela primeira vez em algum tempo. Na 18.ª, foram novamente castigados com o amargo da derrota. Agora, na 19.ª ronda, a menos que empatem e marquem passo nas contas da fuga ao fundo, só um pode voltar a sorrir e ganhar um novo balão de esperança.

Ler artigo completo