ANTEVISÃO | E o campeão de 2023/24 é...

3 meses atrás 77

Depois de uma época longa, é já esta quarta-feira, 5 de junho, que arrancam as finais da Liga Betclic, onde os rivais FC Porto e Benfica vão lutar pelo título de campeão desta época de 2023/24. Venham de lá as decisões.

Bem conhecidos destas andanças, águias e dragões voltam a encontrar-se para decidir um título do panorama nacional, desta vez o de campeão de 2023/24. O Benfica, que vem em crescendo, depois de um arranque de época atribulado, e vai em busca do tricampeonato, enquanto o FC Porto, a equipa mais regular dos candidatos e que impressionou na Europa, vai em busca de um troféu que foge desde 2016 (!).

Os dois primeiros jogos (5 e 7 de junho) serão no Dragão, passando depois para a Luz (10 e, se necessário, 12 de junho). Em caso de necessidade de ir à «negra», tudo se decidirá na casa do FC Porto, a 16 de junho, visto que os azuis e brancos terminaram em 1º lugar na fase regular. 

O FC Porto foi, a nível nacional, a equipa mais regular e prova disso é que foram escassas as ocasiões onde não esteve na liderança do campeonato, onde terminou na fase regular, fruto da vantagem no confronto direto precisamente com este Benfica. É uma equipa que tem grande poder de fogo e as armas necessárias para contrariar este Benfica, com os norte-americanos Cleveland Melvin e Aaron Harrison e o neerlandês Charlon Kloof a serem as figuras de proa de um ataque que, num bom dia no tiro exterior, é indefensável.

Do outro, o bicampeão Benfica pareceu demorar a engrenar, mas respondeu bem nesta ponta final de temporada e recuperou a desvantagem que tinha para o rival, além de ter cumprido nos play-offs e eliminado de forma categórica a Oliveirense, nas meias finais. É equipa com um jogo mais coletivo e a máquina de Norberto Alves é muito difícil de defender quando as peças encaixam. Aaron BroussardToney DouglasIvan AlmeidaTrey Drechsel e Terrell Carter vão tentar aproveitar a maior profundidade encarnada para dificultar a missão da aguerrida defesa portista.

Já se defrontaram 4 vezes esta época @FPB

Se o registo histórico conta para alguma coisa, estes dois rivais já se encontraram quatro vezes esta temporada e dividiram vitórias (duas para cada um), sendo que dois desses encontros valeram troféus, também eles divididos: o Benfica levou a melhor na Taça Hugo dos Santos (66-72), enquanto o FC Porto venceu na Taça de Portugal (78-81).

Tanner Omlid, base do FC Porto, em discurso direto:

Tudo preparado: «Sentimo-nos bem, estamos focados, o treino de hoje foi bom e é bom ganharmos algum ritmo antes deste primeiro jogo. Estamos ansiosos que comece.»

O que esperar: «Um jogo físico que irá exigir muita força mental e energia.»

Empenho total: «Os adeptos podem crer que vamos esforçar-nos tanto quanto nos é exigido. Isso significa que vamos dar tudo.»

Defesa do Ano: «É bom para a minha confiança, mas há muitos bons atletas nesta Liga e bons defensores um pouco por todo o lado. A defesa é só uma parte do jogo, no basquetebol também temos que atacar e marcar pontos.»

Entrar com o pé direito: «Era bom ganharmos algum balanço. Acho que estamos empatados a dois contra o Benfica esta época e temos que entrar em campo pronto a demonstrar o que valemos.»

Fator casa a favor: «É uma ajuda, porque os nossos adeptos são os melhores em Portugal. Venham apoiar-nos, vamos dar o máximo e fazer tudo para trazer este troféu para o Museu.»

Norberto Alves, treinador do Benfica, em discurso direto:

Antevisão: «É uma final e as equipas estão nestes momentos para as vencer. Chegamos no nosso melhor momento, estamos a defender muito bem. A equipa está muito focada. O FC Porto é uma equipa com grandes jogadores, com grande capacidade no um contra um e a desequilibrar e portanto temos que dar uma resposta coletiva, a defender e a atacar. É uma prioridade e necessidade. Vamos estar bem. Acredito muito na equipa.»

Objetivo tricampeonato: «Há um grande escritor, o Mia Couto, que diz que o cansaço não é trabalhar, é não ter sonhos. O trabalho dos treinadores é despertar constantemente os sonhos. A época é longa, mas está no momento de concretizar este sonho e objetivo de sermos tricampeões.»

Makram Ben Romdhane, poste do Benfica, em discurso direto:

Antevisão: «Vamos jogar contra uma grande equipa. Há três anos que jogo contra o FC Porto. É uma equipa bem estruturada, com um bom treinador e bom plantel. Vai ser uma final com grandes jogos. Trabalhámos dez meses para chegarmos a esta fase. Queremos pela terceira vez consecutiva conquistar o campeonato. É algo que nos diz muito. São duas equipas que se encontram em fases diferentes. Há alguns anos que o FC Porto não vence um campeonato, por isso querem vencer. Nós ganhámos dois anos seguidos, mas quando jogas num clube como o Benfica, quando jogas as finais, tens de ganhar. Mesmo que venhas de dez campeonatos seguidos.»

Preparação do jogo: «Preparámos bem esta final nos últimos sete ou oito dias, mas uma final não se preparar numa semana. Prepara-se durante dez meses, mudámos algumas coisas no aspeto ofensivo e defensivo para estes jogos. Temos de entrar concentrados, não devemos colocar demasiada pressão. Temos que desfrutar e mostrar que trabalhámos bem nos últimos dez meses e que isso é fruto do nosso trabalho.»

Ler artigo completo