ANTEVISÃO | O estofo de candidato

2 meses atrás 101

É um encontro de polos opostos e onde a França terá que pontuar, e preferencialmente vencer, para garantir a qualificação e o 1º lugar no grupo D do Euro 2024. Do outro lado, estará uma Polónia já eliminada do Euro, mas que certamente quer deixar uma última boa imagem.

À entrada para esta 3ª e última jornada da fase de grupos, praticamente tudo pode acontecer no grupo D, com França, Países Baixos e Áustria a lutarem pelo apuramento para os oitavos de final.

Ora, nesta última jornada, a França surge com alguma vantagem, uma vez que Países Baixos e Áustria se defrontam - pelo menos um deles perderá pontos -, enquanto os gauleses defrontam a já eliminada Polónia.

Apesar disso, a exigência e pressão está do lado francês, especialmente depois de uma exibição que deixou a desejar frente aos Países Baixos (0-0) e que até fez levantar duras críticas. Perante isto, Deschamps deverá colocar toda a carne no assador e aí se inclui o provável regresso do capitão Mbappé à titularidade, após falhar o duelo com os neerlandeses, por ter fraturado o nariz. Entre Rabiot e Marcus Thuram, um será o «sacrificado.»

Do outro lado temos uma Polónia que voltou a deixar a desejar em fases finais e chega à última jornada já eliminada, sem qualquer ponto conquistado. O objetivo é deixar uma última boa imagem, até porque este deverá ser o último jogo da estrela da companhia, Robert Lewandowski, numa grande competição internacional de seleções. Por isso, o avançado deve ser titular (algo que ainda não aconteceu, devido a lesão), mas não terá a companhia de Wojciech Szczesny, baixa confirmada.

Reencontro histórico

França e Polónia são velhos conhecidos e voltam a encontrar-se, depois de se terem defrontados nos oitavos de final do Mundial 2022, no Catar (3-1). Historicamente, já se defrontaram 17 vezes, seis delas em provas oficiais e 11 em jogos de preparação, mas esta será a primeira vez num jogo referente à fase final de um Campeonato da Europa. Até agora, a vantagem é claramente gaulesa (nove vitórias, contra três).

Ler artigo completo