ANTEVISÃO| O velho e quente dérbi do Minho

8 meses atrás 67

Emoções fortes à flor da pele e um ambiente a fervilhar ainda que se preveja noite gélida na Pedreira. Como em tantas outras ocasiões, esta é a receita que se espera para mais um confronto entre SC Braga e Vitória SC.

As duas equipas vivem uma fase altamente positiva na época e chegam a este confronto separadas por apenas três pontos na tabela classificativa. Os vimaranenses venceram em seis das últimas nove jornadas, ao passo que, tendo por base a mesma amostra, os bracarenses somaram sete triunfos. A ótima forma recente de ambos os conjuntos é mais um ingrediente a favor de um bom prato a ser servido àqueles que se deslocarem ao Municipal de Braga.

O maior dérbi da região minhota leva já 150 episódios e a vantagem, ainda que ligeira, é da turma arsenalista. O SC Braga venceu 62 das 150 partidas já disputadas, ao passo que o Vitória SC venceu 57. Olhando apenas a jogos do campeonato, o equilíbrio é ainda maior: em 128 jogos, 51 vitórias para os bracarenses e 50 para os vitorianos.

Porém, há um dado relevante nesta história: quando reduzimos o filtro apenas aos jogos disputados em Braga, a balança fica altamente desequilibrada. Em 75 jogos caseiros, o SC Braga venceu 46 e o Vitória SC saiu do anfiteatro rival com apenas 14 triunfos. Os vimaranenses, de resto, não vencem na cidade dos arcebispos há quase sete anos.

Com os principais dados lançados, resta-nos falar nos protagonistas, os jogadores. Nesse aspeto, Artur Jorge tem o plantel na máxima força, ao passo que Álvaro Pacheco ainda não deve poder contar com João Mendes e Mikel Villanueva. O dérbi do Minho está agendado para as 20h30 deste sábado e tem João Pinheiro como árbitro.

Ler artigo completo