AO MINUTO: ONU vota tréguas hoje; Quatro mortos em ataque na Cisjordânia

10 meses atrás 91

Míssil Huthi atinge navio norueguês ao largo do Iémen sem fazer vítimas

Lusa | há 1 minuto

Um míssil disparado por rebeldes Huthis no Iémen atingiu na segunda-feira um navio de bandeira norueguesa no estreito de Bab-el-Mandeb, que separa a península Arábica de África, de acordo com o exército norte-americano.

O navio petroleiro Strinda foi atingido por um míssil de cruzeiro disparado de uma zona do Iémen controlada pelos Huthis, informou o comando militar dos Estados Unidos para o Médio Oriente (Centcom), referindo que o ataque não fez vítimas.

Vídeos de palestinianos detidos, amarrados e vendados são "perturbadores"

Daniela Filipe | há 3 minutos

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, considerou que as imagens de palestinianos detidos, amarrados e vendados são "perturbadoras", ao mesmo tempo que adiantou que o país está a averiguar "mais informações" sobre os vídeos divulgados por um canal televisivo israelita, na quinta-feira.

"Consideramos que estas imagens são profundamente perturbadoras e estamos a procurar mais informações sobre a sua natureza e, claro, porque é que foram tornadas públicas", disse o responsável, citado pela Sky News.

"Crime hediondo". Palestinianos vendados, amarrados e despidos pelas IDF

Entre os detidos foram identificados crianças e adolescentes, bem como um jornalista.

Daniela Filipe | 19:42 - 08/12/2023

Quatro palestinianos mortos em ataque na Cisjordânia

Daniela Filipe | há 12 minutos

Quatro palestinianos foram mortos na sequência de ataque levado a cabo por Israel contra um campo de refugiados na cidade ocupada de Jenin, na Cisjordânia, segundo disse o Ministério da Saúde palestiniano, esta terça-feira.

O ataque, que ocorreu em Al-Sibat, terá provocado pelo menos um ferido, de acordo com a agência Reuters.

Assembleia Geral da ONU votará resolução de cessar-fogo humanitário

Daniela Filipe | há 15 minutos

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) votará, esta terça-feira, uma resolução que prevê a implementação de um cessar-fogo humanitário imediato em Gaza, além da libertação de todos os reféns.

O projeto apela ainda a que ambas as partes cumpram o direito internacional, particularmente no que diz respeito à proteção de civis. 

Esta reunião de emergência ocorre depois de, na sexta-feira, os Estados Unidos terem vetado uma medida semelhante no Conselho de Segurança.

Para recordar

Daniela Filipe | há 26 minutos
A Assembleia-Geral das Nações Unidas votará, esta terça-feira, uma resolução para exigir um novo cessar-fogo em Gaza. A reunião de emergência terá sido solicitada pelos 22 membros do Grupo Árabe e 57 da Organização de Cooperação Islâmica, de acordo com o presidente de Assembleia, Dennis Francis. Segundo o que o embaixador da Palestina na ONU, Riyad Mansour, disse à Associated Press, a resolução é semelhante àquela que foi votada na última sexta-feira no Conselho de Segurança da ONU - e vetada pelos Estados Unidos. O primeiro-ministro reiterou o seu apelo a um "imediato cessar-fogo" na Faixa de Gaza, salientando que o Governo português reconhece o direito à defesa de Israel, mas acrescentando que "destruir o Hamas não significa destruir a Palestina". No debate parlamentar preparatório da reunião do Conselho Europeu desta quinta e sexta-feira, António Costa reiterou o "apoio total" a um "imediato cessar-fogo" na Faixa de Gaza e ao "estabelecimento de negociações que permitam concretizar o que é essencial para uma paz duradoura e justa na região". As tropas israelitas que entraram na Faixa de Gaza no decurso do atual conflito com o grupo islamita Hamas prenderam 142 raparigas menores, mulheres e idosas que permanecem detidas em prisões israelitas, denunciaram hoje organizações de defesa dos presos palestinianos. As instituições públicas e o setor privado no Líbano e na Jordânia fecharam as portas no âmbito de uma greve geral, convocada internacionalmente, para exigir um cessar-fogo em Gaza.

Início de cobertura

Daniela Filipe | há 31 minutos

Bom dia. Iniciamos uma nova cobertura AO MINUTO sobre os principais acontecimentos em Israel e na Palestina, em particular na Faixa de Gaza. Poderá recordar o registo anterior na ligação abaixo.

AO MINUTO: Israel interceta 6 mísseis; Destruição "apocalíptica" em Gaza

Siga aqui AO MINUTO todos os desenvolvimentos no conflito armado entre Israel e o Hamas, em particular na Faixa de Gaza.

Notícias ao Minuto | 08:01 - 11/12/2023

Ler artigo completo