Arábia Saudita pode vir a controlar maior aeroporto do Reino Unido

10 meses atrás 85

A venda de 25% por 2,76 milhões de euros por parte da Ferrovial ao fundo saudita coloca Heathrow sob uma avaliação de 11,08 mil milhões de libras.

A Arábia Saudita pode vir a assumir o controlo maioritário de Heathrow, o maior aeroporto de Londres. A notícia reportada pelo “Sunday Times” e citada pelo “The Guardian” diz que outros investidores estão a pensar vender as suas participações.

O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita alinhou-se ao investidor de private equity Ardian e, no mês passado, anunciou a compra de 25% do aeroporto à Ferrovial. A gigante espanhola foi a principal proprietária de Heathrow nos últimos 17 anos.

Depois da Ferrovial, outro acionista estará perto de vender a sua participação. Depois da venda de dois acionistas, os outros fundos de investimento poderão seguir os seus exemplos.

A venda por parte da Ferrovial, por 2,368 milhões de libras (2,76 milhões de euros), significa que os outros investidores, caso optem pela venda das respetivas partes, têm direito ao mesmo valor. Isto coloca Heathrow debaixo de uma avaliação de 9,5 mil milhões de libras (11,08 mil milhões de euros), um valor visto pelos britânicos como generoso.

“A este preço, somos vendedores”, disse um investidores atuais de Heathrow à publicação britânica.

Atualmente, Heathrow é detido em 20% pela Autoridade de Investimento do Qatar, que está relutante em vender aos sauditas. O maior aeroporto londrino é também detido por outros cinco acionistas, que têm entre 10% e 12,6%, nos quais se incluem fundos soberanos da China e Singapura, sendo outros três fundos de pensão do Canadá, Austrália e Reino Unido.

Ler artigo completo