Ásia fecha no vermelho em antecipação a novas taxas da UE. Europa aponta para o verde

3 meses atrás 101

As bolsas asiáticas fecharam a sessão de quarta-feira em terreno negativo, enquanto a Europa aponta para uma abertura no verde. 

Na China, o Hang Seng, principal índice de Hong Kong, desvalorizou 1,4%, pressionado pelas ações do setor automóvel. A União Europeia prepara-se para aumentar as taxas sobre veículos elétricos no país, acompanhando assim a decisão tomada em maio pelos EUA. 

Os mercados chineses têm vindo a ser pressionados por um mercado imobiliário em crise e por baixos níveis de procura, que têm levado a uma deflação em vários índices económicos. Apesar disso, o Shanghai Composite valorizou 0,33%. 

Pelo Japão, o Topix caiu 0,8% e o Nikkei 225 acompanhou a queda ao desvalorizar 0,7%. O sentimento negativo chegou também à Austrália, que viu o seu principal índice, o S&P/ASX, recuar 0,6%. 

Já na Europa, a negociação de "futuros" do Euro Stoxx 50 valoriza 0,3% e aponta para uma abertura com ganhos modestos. 

Os investidores vão estar atentos à realidade económica nos EUA, com a divulgação do índice de preços no consumidor (CPI, na sigla inglesa). Ao mesmo tempo, a Reserva Federal (Fed) norte-americana vai terminar a sua reunião monetária, onde deve manter as taxas de juro no nível mais elevado em duas décadas. Os "traders" vão procurar nos discuros dos membros do banco central pistas sobre o futuro da política monetária do país. 

Ler artigo completo