Assembleia da Madeira toma posse a 5 de junho e executivo no dia seguinte

3 meses atrás 99

Segundo uma nota divulgada após a reunião da comissão, a instalação da Assembleia Regional acontecerá pelas 10h00 de 05 de junho, seguindo-se a eleição da Mesa do Parlamento da XIV Legislatura (na primeira legislatura do arquipélago houve dois Governos Regionais, daí o número de executivos ser superior).

O PSD, o partido mais votado e que vai formar governo, já anunciou que vai propor o nome de José Manuel Rodrigues (CDS-PP) para presidente da Assembleia Legislativa, cargo que o democrata-cristão ocupa desde 2019.

No dia 06, perante a Assembleia Legislativa, toma também posse o XV Governo Regional da Madeira, chefiado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, numa cerimónia agendada para as 11h00, no Salão Nobre do parlamento madeirense.

"A preparação dos dois atos de tomada de posse será feita no dia 04 de junho, pela Comissão Permanente e pela Comissão de Regimento e Mandatos, que irá verificar os mandatos dos deputados eleitos", lê-se na nota.

Segundo o presidente do parlamento insular, José Manuel Rodrigues, citado na informação, "este encurtamento de prazos e esta sequência de procedimentos regimentais e estatutários tem a ver com a necessidade de normalizar a vida política regional" e, com um executivo rapidamente empossado, aprovar o Orçamento "antes das férias parlamentares".

Leia Também: Madeira. PSD e CDS celebram acordo para "assegurar estabilidade"

Ler artigo completo